DNOTICIAS.PT
Regionais 2024 Madeira

São 14 as candidaturas às Eleições Regionais de 26 de Maio

None

Foram submetidas 14 candidaturas às Eleições Legislativas Regionais antecipadas, marcadas para 26 de Maio.

De acordo com a informação avançada ao DIÁRIO, pelo juiz presidente da Comarca da Madeira, Filipe Câmara, concorrem às eleições, os seguintes partidos/ coligações:

CDU (PCP/PEV); PPD-PSD; CDS-PP; Chega (CH); Livre (L); Iniciativa Liberal (IL); Partido Trabalhista Português (PTP); ADN - Alternativa Democrática Nacional; Reagir Incluir Reciclar (R.I.R.); Bloco de Esquerda (BE); PAN - Pessoas - Animais - Natureza; Juntos Pelo Povo (JPP); Partido Socialista (PS); Partido da Terra (MPT).

Amanhã, pelas 09h30, será realizado o sorteio das listas para lhes atribuir uma ordem nos boletins de voto, que terá lugar no Palácio da Justiça, no Funchal.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dissolveu o parlamento da Madeira e convocou eleições antecipadas para 26 de Maio na sequência da crise política motivada pelo processo que investiga suspeitas de corrupção no arquipélago. O Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, com o apoio parlamentar do PAN, está em gestão desde o início de Fevereiro.

Nas últimas Eleições Legislativas Regionais, em 24 de Setembro do ano passado, a coligação PSD/CDS-PP elegeu 23 deputados, o PS obteve 11 mandatos, o JPP cinco, o Chega quatro, enquanto CDU, IL, PAN e BE elegeram um parlamentar cada.

A coligação PSD/CDS-PP ficou a um deputado da maioria absoluta e assinou um acordo de incidência parlamentar com o PAN, representado no parlamento regional pela deputada única Mónica Freitas.