DNOTICIAS.PT
Madeira

Bruxelas aprova ajudas à renovação da frota pesqueira que vão beneficiar Madeira

None
Foto Shutterstock

A união Europeia (UE) deu hoje "luz verde" à concessão de ajudas para a modernização e renovação de parte da frota pesqueira, uma decisão que autoriza Portugal a apoiar os pescadores das regiões ultraperiféricas.

"Excelentes notícias para os nossos pescadores. A UE acaba de validar a concessão de uma ajuda à modernização e renovação de parte da nossa frota pesqueira ultramarina", adiantou a ministra francesa que tutela a pasta dos territórios ultramarinos, Marie Guévenoux, citada pela Agência France Presse (AFP).

Com esta decisão, Portugal e França ficam autorizados a ajudar os pescadores artesanais das regiões ultraperiféricas a renovar navios com menos de 12 metros.

Em causa deverá estar um envelope financeiro de 63,8 milhões de euros, a dividir pelos dois países, segundo um comunicado do Governo francês divulgado em março de 2022.

"O número máximo de navios que vão beneficiar desta decisão é 51 para França e sete para a Madeira", detalhou o comissário europeu do Ambiente e das Pescas, Virginijus Sinkevicius, ao diário Ouest-France.

A agência Lusa contactou o Ministério da Agricultura e da Alimentação de Portugal, que tem a pasta das Pescas, mas não obteve resposta.