DNOTICIAS.PT
Madeira

Cristina Pedra salienta aposta da CMF numa política sénior para uma “longevidade forte”

None

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Funchal (CMF), em parceria com a RUTIS, está a decorrer, esta quarta-feira, o IV Encontro das Universidades Seniores da RAM, sob o lema ‘Sénior Activo: Vida com Melhor Qualidade’.

Na abertura do evento, que decorre no Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF), a presidente da autarquia do Funchal, Cristina Pedra, destacou os objetivos que norteiam a politica municipal na promoção do envelhecimento activo. Desde logo, destacou a aposta que o actual executivo municipal tem feito em termos de valorização da Universidade Sénior do Funchal (USF) para que as pessoas com mais de 65 anos mantenham uma “vida ativa e saudável”.

Realçou o investimento  realizado recentemente em termos de aquisição de 14 novos portáteis, com o objectivo de aproximar os “jovens seniores” das novas tecnologias.

Já no âmbito do Orçamento Participativo de 2023/2024, sublinhou que a USF passará a contar com uma 'Cozinha Móvel', que irá permitir a realização de showcookings, com ementas elaboradas a partir do programa de alimentação saudável, através do SEMEAR - Estratégia Alimentar do Funchal. Apontou ainda todo o apoio que tem sido dado ao Coro da USF criado a 11 de Outubro de 2011.

Cristina Pedra reitera a aposta do seu executivo numa política de “longevidade forte”.

Para além da grande aposta na USF, e que assim continuará até final do mandato, a CMF aposta no Centro Comunitário, nos Ginásios Municipais, nos Polos Comunitários, envolvendo, por mês, 2.700 frequentadores, neste conjunto de infraestruturas. Cristina Pedra

A autarca assegura que o investimento que tem sido feito pelo atual executivo, aposta que se manterá nesta área, “é a prova inequívoca que estamos ao lado dos munícipes do Funchal, e com todas as Juntas de Freguesia do concelho”.

Sobre a USF

A Universidade Sénior foi a primeira criada na RAM em 2007, tendo como  objetivo permitir às pessoas em idade de reforma ou pré-reforma (+ 50 anos), o acesso à aprendizagem, permitindo a aquisição e/ou revisão de conhecimentos académicos. No presente ano lectivo 2023-2024, a USF tem 122 alunos inscritos. A USF é membro activo da RUTIS -Rede de Universidades da Terceira Idade desde 13 de novembro de 2009. Esta Rede conta com mais de 400 Universidades Seniores em todo o País, envolvendo 70 mil alunos, conforme salientou na abertura do evento, o presidente da RUTIS, Luís Jacob.