DNOTICIAS.PT
Madeira

Saúde defende que "um sono de qualidade deve ser uma prioridade"

None

Na semana em que se assinala do Dia Mundial do Sono (sexta-feira, 15 de Março), a Direcção Regional da Saúde alerta para a importância do descanso para o bom funcionamento do cérebro e do corpo humano. 

"O sono é essencial para a saúde", refere a entidade pública incumbida de orientar e coordenar as actividades de promoção da saúde e prevenção da doença na Região, em nota emitida. 

"Bons hábitos de sono melhoram o nosso bem-estar, o humor, a concentração e a produtividade, bem como as relações familiares e sociais. Ajudam-nos estar focados, a consolidar a memória e a aprendizagem, a promover a saúde cerebral e a manter os nossos níveis de energia", pode ler-se no comunicado oficial. 

Analisando o ritmo acelerado do dia-a-dia, que "limita por vezes o tempo necessário para parar e alcançar boas noites de sono", a DRS atenta que a saúde pode ser afectada negativamente com um sono de baixa quantidade e qualidade, "aumentando o risco para diversas doenças, diminuindo o desempenho e a produtividade, a capacidade de pensar e tomar decisões, a concentração e memória, tornando mais provável que aconteçam erros e acidentes". 

"Um sono de qualidade deve ser uma prioridade ao longo de todo o ano e, para que possa estabelecer bons hábitos de sono", aponta a DRS, aconselhando a adopção de comportamentos que favoreçam o descanso, nomeadamente: "Ser consistente e estabelecer horários regulares para dormir e acordar. Ir para a cama no mesmo horário todas as noites e levantar-se à mesma hora todas as manhãs; Criar um ambiente adequado para dormir. Manter o seu quarto silencioso, escuro, relaxante e com uma temperatura confortável; Evitar grandes refeições e bebidas alcoólicas antes de dormir. Podem impedir um sono profundo e reparador; Evitar nicotina e cafeína. São substâncias estimulantes que o mantêm acordado; Limitar os dispositivos electrónicos antes de dormir. Ler um livro, ouvir uma música suave ou fazer outra atividade relaxante; Não ficar acordado na cama. Se não conseguir dormir após 20 minutos, levantar-se e fazer uma atividade relaxante até sentir sono novamente; Fazer algum exercício todos os dias. 20 a 30 minutos por dia, mas o mais tardar algumas horas antes de ir para a cama, pode ajudar a adormecer mais facilmente à noite; Consultar um profissional de saúde se tiver problemas para dormir ou se sentir um cansaço incomum durante o dia. A maioria dos distúrbios do sono pode ser tratada de forma eficaz".