DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Comunidades Madeira

Governo concede mais de 45 mil euros em apoios à Diáspora

None
Foto arquivo

O Conselho de Governo, reunido hoje em plenário, autorizou a celebração de um conjunto de contratos-programa com diferentes associação relacionadas com a Diáspora madeirense, que totalizam mais de 45 mil euros.

Foi, por exemplo, autorizado um contrato-programa com a Sociedade de Beneficência das Damas Portuguesas, da Venezuela, "que não excederá 7 500 euros, processada numa única prestação anual", destinada a este projecto que "prevê a prestação de ajuda aos madeirenses e luso-descendentes mais carenciados residentes naquele país".

PUB
Advertisement

Na mesma linha foi concedida uma comparticipação financeira, "que não excederá 15 mil euros, processada numa única prestação anual", ao Lar  Geriátrico Luso-Venezuelano de Maracay, que "prevê a promoção de actividades para os utentes e a introdução de melhorias adicionais ao regular funcionamento da instituição".

Do mesmo valor beneficiou o Lar Padre Joaquim Ferreira, também na Venezuela, para "permitir que a instituição desenvolva actividades de apoio aos seus utentes e comparticipar nas despesas correntes do lar".

À 'Regala una Sonrisa', que "prevê prestação de assistência aos madeirenses e luso-descendentes sem abrigo e em situação de abandono familiar na Venezuela", foi atribuída uma comparticipação financeira de 7.500 euros.

Por outro lado, foi deferida a celebração de um contrato-programa com a Associação Luso Brasileira de Beneficência Madeirense – Brasil, para concessão de uma comparticipação financeira, "que não excederá 3.750 euros, processada numa única prestação anual", para "permitir que a mesma desenvolva actividades de apoio aos seus utentes e comparticipar nas despesas correntes".

Por cá, e também na área social, o Conselho de Governo deliberou abrir concurso público para a empreitada de beneficiação e ampliação do Lar Nossa Senhora do Bom Caminho, estabelecimento público integrado no Instituto de Segurança Social da Madeira e localizado em Machico. Obra esta que será financiada no âmbito do PRR. Foi ainda autorizada a realização da despesa inerente à execução da referida empreitada, até ao montante global de um milhão e seiscentos mil euros (mais IVA).

O executivo regional aprovou igualmente a cedência, "a título precário e gratuito", do edifício da desactivada Escola Básica do 1º Ciclo Com Pré-Escolar, Dr. Clemente Tavares, em Gaula, à Instituição Particular de Solidariedade Social denominada 'Associação de Solidariedade Social Pérola', entidade sem fins lucrativos.

Outras deliberações:

- Aprovar 3 contratos-programa de desenvolvimento desportivo referentes à competição regional e deslocações dos clubes desportivos, no montante global de 27.266,73 euros.

- Adquirir, pelo valor global de 172.800 euros uma parcela de terreno, necessária à obra “VR1 – Construção da Via Rápida Ribeira Brava/Machico. Reformulação do Nó de Santo António e Acessos – 2.ª Fase”.

PUB
Advertisement

- Aprovar a expropriação, pelo valor global de 10.128 euros, de uma parcela de terreno para a empreitada de “Requalificação da ER 204 entre a Boa Nova e a Assomada”.

- Declarar de utilidade pública a expropriação dos bens imóveis, suas benfeitorias e todos os direitos e ónus a eles inerentes e/ou relativos (usufrutos, servidões e serventias, colonias, arrendamentos, acessões, regalias, águas, pertences e acessórios, prejuízos emergentes da cessação de atividade e todos e quaisquer outros sem reserva alguma), necessários à execução da obra de “Requalificação da ER 204 entre a Boa Nova e a Assomada”.

- Autorizar a declarar de utilidade pública a expropriação dos bens imóveis, suas benfeitorias e todos os direitos e ónus a ele inerentes e/ou relativos (usufrutos, servidões e serventias, colonias, arrendamentos, acessões, regalias, águas, pertences e acessórios, prejuízos emergentes da cessação de atividade e todos e quaisquer outros sem reserva alguma), pelos mesmos serem necessários à execução da obra de “Parque Urbano – Centro dos Prazeres”.

- Renovar pelo período de 2 (dois) meses, do contrato de arrendamento celebrado a 25 de Janeiro de 2024, entre a “Fábrica da Igreja Paroquial do Carmo, Câmara de Lobos” e a Região Autónoma da Madeira, que teve por objeto 4 divisões e 2 instalações sanitárias, localizadas no rés-do-chão de prédio urbano, sito na Ribeira da Alforra e Fonte Garcia.

- Deferir o Decreto Regulamentar Regional que “Aprova a orgânica da Direcção Regional de Pescas”.

-Ratificar o Decreto Regulamentar Regional que “Aprova a orgânica da Direcção Regional de Veterinária e Bem-Estar Animal”.

-Autorizar o Decreto Regulamentar Regional que “Aprova a orgânica da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural”.

- Aprovar a designação do Conselho de Administração do Centro de Abate da Região Autónoma da Madeira.

Podcasts

×