DNOTICIAS.PT
Desporto

1.511 inscritos nas três provas da Maratona do Funchal

Prova rainha, com 369 inscritos, começa de madrugada (7h00) para mitigar constrangimentos de trânsito

None

No total estão inscritos 1.511 atletas para a Maratona do Funchal a realizar-se já este domingo, dia 21 de Janeiro.

A prova que inevitavelmente vai condicionar a circulação na baixa da cidade e ao longo da Estrada Monumental até à Rotunda da Praça da Assicom, durante toda a manhã e início da tarde, este ano tem a particularidade de começar ainda de madrugada, com a partida a ser antecipada para as 7h00 de modo a mitigar os constrangimentos na circulação durante o dia.

Organizada pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira (AARAM), conta com o apoio de instituições públicas e privadas, com destaque para a parceria com a Câmara Municipal do Funchal (CMF), local da apresentação oficial desta 9ª Edição da Maratona do Funchal.

Composta por três distâncias, a Maratona do Funchal conta com 369 atletas inscritos e com 42.195 metros de extensão (Campeonatos de Portugal); a Meia Maratona do Funchal com 21.097,5 metros (Campeonatos Regionais); e a Mini Maratona com, aproximadamente, 8,3 km, a participação na Maratona e na Meia Maratona é aberta a atletas dos escalões Sub-23, Seniores e Veteranos, enquanto na Mini Maratona é permitida a participação dos escalões Sub-20 a Veteranos.

Com meta instalada na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, junto à Casa da Luz, a partida da Maratona ocorrerá pela alvorada, com o ‘tiro de partida’ previsto para as 7h00 na Rua do Gorgulho, na zona do Lido (prova com tempo limite de 6h30). Hora e meia depois (8h30) será a partida da Mini Maratona, meia hora antes da partida (9h00) da Meia Maratona.

No histórico das oito edições já realizadas da Maratona do Funchal – não se realizou em 2021 – destaque para o britânico Nikki Johnstone, que em 2019 (5ª Edição) ganhou a maratona ao percorrer os mais de 42 km em 2:21,50. Nos femininos, o melhor tempo viria a ser realizado no ano seguinte, em 2020 (6ª Edição) pela portuguesa Rosa Madureira que cortou a meta 2:50,09 após a partida.

Nota ainda para a edição do ano passado, até então a mais concorrida de sempre com um total de 1.404 participantes nas três provas.

Egídio Olim, presidente da AARAM fez saber que "mais de 800 são participantes forasteiros, estrangeiros e continentais".

Realçou o "grande cunho de turismo desportivo" que a prova associa, assim como "os milhões [de euros]" que a mesma derrama na economia local.