Madeira

Madeira tem ‘nova’ máquina para contar dinheiro e vai custar 675 mil euros

None

Tem a designação de ‘BPS 1000’ e é o maior e melhor equipamento de contagem e escolha de notas de dinheiro instalado na Madeira. Vai ser actualizado nos próximos cinco meses pelo fabricante de origem alemã.

A máquina está instalada na delegação regional do Banco de Portugal, que acaba de encomendar os serviços de actualização à filial espanhola da empresa alemã ‘Giesecke & Devrient’. O serviço vai custar 675 mil euros (IVA incluído). Respectivo contrato foi aprovado e assinado há cerca de um mês, mas só ontem foi publicado na base de contratos públicos.

A ‘Giesecke & Devrient’ foi fundada em 1852 e especializou-se inicialmente na impressão de notas de bancos e nos respectivos sistemas de segurança. É actualmente líder mundial na construção de equipamentos de processamento de alta velocidade de notas. A nível global, há cerca de 1.400 sistemas instalados do seu equipamento ‘BPS 1000’.

O equipamento pode ser fornecidos com vários módulos, sendo que as variações visam atender às necessidades dos clientes, que vão desde bancos centrais (como o Banco de Portugal), bancos comerciais, empresas de transporte de segurança e casinos. O seu fabricante refere que a máquina pode processar entre 20 a 30 notas por segundo ou entre 72 mil e 108 mil notas por hora.