Madeira

Chuva forte e persistente coloca Madeira sob aviso vermelho durante 24 horas

Situação de risco extremo é susceptível de originar deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas, alerta o IPMA

None

Face à provável ocorrência de precipitação significativa, com valores extremos superiores a 40 litros por metro quadrado no intervalo de 1 hora (mm/1h) e/ou acima de 60 mm/6h, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu, ao início da madrugada, aviso vermelho válido durante 24 horas, das 15:00 de segunda-feira às 15:00 de terça-feira, para a costa sul e regiões montanhosas da Madeira, face à previsão de chuva forte e persistente.

Pouco depois o IPMA emitia comunicado especial sobre o agravamento do estado do tempo no Arquipélago da Madeira a chamar a atenção que “devido a uma massa de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, transportada na circulação de uma depressão complexa que se estende desde a região a sul dos Açores até ao arquipélago da Madeira, prevê-se um agravamento do estado do tempo na Madeira a partir da tarde de dia 5, segunda-feira e até meio da tarde de dia 6, terça-feira. Assim, prevê-se precipitação forte e persistente, por vezes acompanhada de trovoada e vento forte, com rajadas, com maior impacto nas vertentes sul e nas terras altas, susceptível de originar deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas”, alerta. Situação a ser acompanhada e actualizada sempre que se justificar.

Relativamente aos avisos meteorológicos, antes de entrar em vigor o aviso vermelho, as duas regiões sob ‘ameaça’ de risco extremo estarão sob aviso laranja (entre as 12:00 e as 15:00 de amanhã), aviso este que também é extensível à costa norte da Madeira durante as 27 horas que se prevê de chuva significativa, ou seja, entre o meio-dia de amanhã e as 15:00 de terça-feira. Também o Porto Santo estará nestas 27 horas sob aviso, mas amarelo.

Também amarelo mantém-se o aviso para o vento que se prevê por vezes forte do quadrante sul, com rajadas até 75 km/h, na costa sul, e até 95 km/h nas regiões montanhosas da Madeira, a vigorar entre as 18:00 de segunda-feira e as 15:00 de terça-feira.

Chuva prevista para a Madeira faz antever situação de risco moderado a elevado

Previstos períodos de chuva forte e persistente durante mais de 24 horas

Orlando Drumond , 02 Junho 2023 - 17:45