Madeira

Europa 'conquista' Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia

None

No âmbito da comemoração da Semana da Europa, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia comemora, mais uma vez, o Dia da Europa (dia 9 de maio), com um programa arrojado sobre a responsabilidade do Clube Europeu HBG. 

O dia de hoje foi marcado pelas palavras do Presidente do Conselho Executivo, Carlos Mendonça, que realçou a importância de pertencermos à União Europeia e desafiou os nossos alunos a participar ativamente nos  projetos  e  “aproveitar”  este  sentido  de pertença  como  cidadãos  europeus,  para  conhecer  mais  e aprender  através  das experiências e das oportunidades provindas dos programas Erasmus+. 

Seguiram-se apresentações dinamizadas pelos alunos que participaram em mobilidades em diferentes países como Itália, Malta, Espanha, Roménia, Turquia, Bélgica, entre outros. Os alunos orgulhosamente partilharam as suas melhores lembranças e incentivaram outros jovens a inscreverem-se para beneficiar desta oportunidade inesquecível! 

Houve ainda oportunidade para premiar todos os alunos que ativamente têm colaborado com as diversas iniciativas do Clube Europeu HBG. Foram atribuídos certificados de participação e entregue uma pequena lembrança a todos os alunos que se empenharam e desenvolveram  projetos e  desafios  que  visam  dinamizar  o  Clube Europeu. Estes momentos de reconhecimento revelam-se estimulantes e fazem com que o aluno tenha consciência da sua ação enquanto cidadão.  

Para amanhã a HBG acolhe a historiadora Dr.ª Elisabete Jesus que vem-nos desafiar a refletir sobre «A minha história da Europa», com três sessões, uma para cada um dos ciclos de escolaridade e outra destinada aos professores de História e Geografia de Portugal. 

Quinta-feira é o dia de recebermos a EuropeDirect com uma sessão para alunos, com o tema «União Europeia: um espaço de oportunidades» e no turno da tarde diferentes convidados (desde ex-alunos a diferentes personalidades) vêm à HBG partilhar o seu conhecimento e incentivo! 

Ao longo de toda a semana, está patente uma exposição de fotografia, organizada pelo Grupo de Geografia, onde consta uma mostra de imagens de diferentes tomadas de vista da nossa ilha, antes e depois de 1986 (data de adesão à atual União Europeia). 

Em suma, o Clube Europeu HBG expressa a sua alegria, entusiamo e gratidão para com este estimulante programa que, seguramente, deseja ‘conquistar’ a HBG e levar os nossos jovens a interiorizar o compromisso de sermos cidadãos europeus!