Madeira

Escola da Lombada recebeu Oficina 3D e celebrou Dia da Europa

None

A Escola do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Lombada promoveu, na passada quinta-feira, uma oficina destinada aos alunos da turma do 3.º e 4.º anos dedicada à animação 3D com o professor Fernando Alves, da equipa Educamedia. 

"A animação 3D é uma forma de arte que utiliza imagens geradas por computador para criar sequências animadas em um espaço virtual. E o melhor de tudo é que permite o controle total da cena, personagens e objectos em todas as perspectivas a 360º. A iluminação e texturas também podem ser controladas para criar objectos realistas.", explica nota do estabelecimento de ensino.

"Ao contrário da animação 2D, onde cada perspectiva é desenhada frame a frame, na animação 3D existe o controle de uma ou várias câmaras, permitindo escolher o ângulo em que a imagem será capturada sobre os elementos que compõem a cena", indica ainda.

Europa foi à escola

Esse mesmo estabelecimento de ensino celebrou também o Dia da Europa, na passada sexta-feira, com uma série de actividades. Os alunos participaram de trabalhos sobre a União Europeia, projetos europeus, jogos, pintura, música, literacia e exposição de artefatos europeus.

Durante a semana foi explorada a plataforma 'Europeana', que disponibiliza acesso a objectos digitais representativos do património histórico e cultural da Europa.     

Além disso, no dia 5, acolheu a acção 'A Europa vai à tua Escola', dinamizada por Marco Teles e pela assessora técnica Patrícia Serrão, num projecto do Centro Europe Direct Madeira. A iniciativa visou promover a educação sobre a União Europeia e suas políticas, além de encorajar a participação cidadã.