Madeira

Governo sugere a Santa Cruz a adesão à ARM para ‘resolver’ o problema das elevadas perdas de águas

Albuquerque rejeita entrar no ping-pong partidário em vésperas de eleições

None

O presidente do Governo Regional dá o exemplo de Machico, onde a ARM tem a gestão da água, para mostrar a Santa Cruz as mais-valias que beneficiam os concelhos que integram a ARM. Dito por outras palavras, Miguel Albuquerque sugere que a resolução das elevadas perdas de água que se verifica no concelho de Santa Cruz, onde o Município mantém a gestão da água, passa pela ARM.

Ideia manifestada hoje quando confrontado com as queixas do Executivo de Filipe Sousa, que acusa o Governo Regional discrimina constantemente o concelho, nomeadamente, por não celebrar contrato-programa para requalificar a rede de água do concelho.

“Não estou a perceber como é que discriminamos quando temos um conjunto de investimentos substanciais [no concelho]”, começou por ser a reacção do presidente do Governo, que apontou a obra de milhões para requalificar o nó da Cancela, como um claro exemplo que o Governo Regional também investe em Santa Cruz.

“Actuamos em função daquilo que é essencial”, sustentou, para reforçar que “não tem nenhum sentido” Filipe Sousa queixar-se de discriminação do Governo Regional.

Reconhece que “é preciso minorar as perdas” em Santa Cruz, mas remete essa responsabilidade para a Autarquia porque “a rede de Santa Cruz é gerida pela Câmara não é pela ARM”, esclareceu.

Ao contrário do que ocorre no vizinho concelho de Machico, onde falava – à margem de visita a unidade de alojamento local – para dar nota que em Machico têm sido realizadas obras relevantes pela ARM, porque é esta entidade intermunicipal que tem a gestão do sector no concelho.

A solução passa pela adesão à ARM? “A solução é se entenderem. Esta história de em vésperas de eleições jogarem o ping-pong partidário, comigo não funciona”, concluiu.