Madeira

“A Europa é sinónimo de oportunidades e de acolhimento”

Rita Andrade destaca que em 2021 mais de 10 mil estrangeiros residiam na Madeira

None

Governante aponta que o Centro Internacional de Negócios da Madeira “catapultou a Madeira para os mercados internacionais”

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, marcou presença esta manhã na abertura do Fórum ‘Europa, uma união na diversidade?’, em representação do Presidente do Governo Regional da Madeira.

Na ocasião, a governante que é a representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho da Europa salientou que a “Europa tem vindo a adoptar um caminho de inclusão, valorizando e integrando a diversidade de culturas, tradições e línguas”.

A Europa é sinónimo de oportunidades e de acolhimento, e pretendemos que a nossa Região esteja preparada para continuar a capitalizar esse manancial, começando pelos nossos jovens que têm hoje, graças às novas tecnologias, mais e melhores perspectivas de futuro. Rita Andrade, secretária regional de Inclusão Social e Cidadania.

A secretária regional salienta que à semelhança da estratégia europeia, “a Madeira percebeu desde cedo, que a educação e a formação inclusiva, desde a primeira infância ao ensino superior, são essenciais para o progresso e para o desenvolvimento económico”.

A governante deu o exemplo do Centro Internacional de Negócios da Madeira, que “catapultou a Madeira para os mercados internacionais, atraindo empresas tecnológicas produtoras de valor, criando mais postos de trabalho e demonstrando todas as mais-valias de uma economia aberta e valorizadora da diversidade”.

Rita Andrade lembrou que a Madeira está aberta ao mundo, apontando que o número de estrangeiros a fixar residência na Madeira “tem vindo a crescer significativamente”, com os números de Dezembro de 2021 a indicar que a população estrangeira a residir na Madeira era composta por mais de 10.000 pessoas (mais 10% que em 2020).