Madeira

'Francisco Franco' promove comemorações do Dia da Europa

None

A Escola Secundária de Francisco Franco dá início esta quarta-feira, 3 de Maio, às 'Comemorações do Dia da Europa'. As iniciativas têm início com uma conferência, pelas 15h15, na Sala de Sessões, do secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia.

O tutelar da pasta dos Assuntos Europeus, transmitirá os seus saberes, a sua experiência nas negociações, a representatividade europeia, bem a importância da Europa para a Região Autónoma da Madeira, mas certamente, o papel estratégico da Região numa Europa.

No final da conferência será descerrada no Atrium principal da escola a placa 'EPAS-Escola Embaixadora do Parlamento Europeu' com que a Escola Secundária de Francisco Franco foi agraciada pelo seu desempenho, no ano lectivo transacto, no programa patrocinado pelo Parlamento Europeu.

Na próxima semana terá lugar a abertura da exposição de pintura 'Europa dos Valores: um caminho para a Paz', com o contributo dos alunos da turma de 12. º ano de Artes Visuais, dando continuidade às comemorações.

As 'Comemorações do Dia da Europa' pretendem evocar os valores europeus, reler a actualidade da Declaração Schuman e relembrar a ambição de um plano de segurança duradouro, a solidariedade, a equidade, a coesão, em que assentaram os princípios fundacionais da, agora, União Europeia (UE). Os actuais esforços para construir uma UE verde, digital, competitiva - neste, Ano Europeu das Competências - mas, também, segura, onde as regiões desempenham um alto nível de complementaridade conjugando oportunidades, diversificação e desenvolvimento, também serão enfatizados.