Madeira

Associação de Motociclismo da Madeira entrega equipamentos ao Hospital dos Marmeleiros

None

Fruto de uma angariação de verbas decorrentes da Volta dos 50 anos do Hospital Dr. Nélio Mendonça e dos 20 do SESARAM, a Associação de Motociclismo da Madeira vai entregar equipamentos de saúde hoje, pelas 17h30, no Hospital dos Marmeleiros.

A Associação de Motociclismo da Madeira (AMM) é uma instituição desportiva de utilidade pública fundada em 4 de Dezembro de 1984. Dedica-se à regulação, promoção, organização e coordenação do motociclismo a nível regional, quer na sua vertente desportiva, quer na parte lúdica do mototurismo.

Com uma nova direcção em funções desde 2018, imprimiu-se uma nova dinâmica com a legalização de diversos clubes, totalizando neste momento 28 clubes filiados que incluem largos milhares de motociclistas. 

"Tem-se observado uma notória mudança de comportamentos, o que se tem reflectido num crescente número de pessoas a adquirir motociclos para as suas deslocações diárias. Esta mudança de comportamentos levou igualmente a uma alteração da forma como as pessoas olham para os motociclistas, deixando de os marginalizar e assumindo-os como co-utilizadores das estradas, apesar de sofrerem sempre do facto de possuírem uma assinatura visual muito menor que a de um automóvel", refere nota enviada pela AMM.

Este é o principal motivo que leva os motociclistas a ocuparem uma percentagem tão elevada nos feridos ligeiros e graves dos acidentes, correspondendo igualmente a mais de 40% das vítimas mortais nas estradas.

Ainda assim, a sensação de liberdade, a adrenalina e a camaradagem e irmandade existente entre motociclistas faz com que continuem a ser apaixonados pelos seus veículos de duas rodas e detentores de uma grande responsabilidade social e de um espírito solidário. Associação de Motociclismo da Madeira.

Por este motivo, juntaram-se ao evento largas centenas de motociclistas, oriundos dos clubes filiados na AMM,  que contribuíram para a angariação de dois standing frame, um espaldar, uma bicicleta e uma pedaleira.

A bicicleta e a pedaleira, entregues pela Associação Motards do Porto Santo no Centro de Saúde daquela ilha, este standing frame irá equipar o Hospital dos Marmeleiros, e outros dois equipamentos que serão brevemente entregues ao SESARAM.

O Standing Frame é uma estrutura metálica que auxilia os utilizadores com funções motoras limitadas a assumir a posição bípede, com todos os benefícios que esta posição promove ao nível dos sistemas cardiorrespiratório, circulatório, osteoarticular, digestivo e vestibular.

Esta estrutura é regulável para utilizadores entre 145 cm e 185 cm de altura e tem sistema de bloqueio posterior regulável, suportes de joelhos reguláveis, e tem a referência Simpson ST Paraplégico (L), do fabricante Orthos XXI. Inclui igualmente tabuleiro. Tem um custo unitário de superior aos 2500 eur., valor ao qual acresce o IVA.