Madeira

Câmara de Lobos investiu 7 milhões de euros em repavimentações na última década

30 km de estradas municipais foram alcatroadas nos Executivos de Pedro Coelho

None

O Executivo Municipal de Câmara de Lobos visitou esta tarde a obra de repavimentação das estradas da Ribeira Garcia e do Pomar Novo, acessos entre as freguesias de Câmara de Lobos e do Jardim da Serra, que são também de ligação ao Parque Empresarial de Câmara de Lobos, no Garachico. A empreitada contemplou a repavimentação integral do trajecto com 3,45 quilómetros de extensão e representou um investimento público na ordem dos 470 mil euros, provenientes do orçamento Municipal.

O presidente da Câmara, Pedro Coelho, assegurou que o investimento vem “corresponder a uma reivindicação antiga da população” e melhorar, substancialmente, a segurança e o conforto dos utentes das interligadas “duas vias que tinham um mau pavimento”. Além do “tapete novo”, a empreitada incluiu, pontualmente, a reabilitação dos muros de contenção nas zonas onde era manifesta a degradação destas guardas.

Na presidência do Município de Câmara de Lobos desde o último trimestre de 2013, Pedro Coelho deu conta de já terem sido repavimentados nestes 10 anos “cerca de 30 quilómetros num investimento global de cerca de 7 milhões de euros”.

Admitiu que muito foi feito através da Lei de Meios, mas também sublinha que o Plano de Investimento da Autarquia “é muito ambicioso”, para concluir que “se há município que tem feito um esforço enorme em melhorar a sua rede viária é Câmara de Lobos”.

O autarca do PSD reconhece que há situações ainda por resolver, até porque, “o orçamento é limitado”, mas tal não impede de ‘sonhar’ em dar continuidade aos investimentos camarários, ou seja, “ir fazendo consonante haja dotação orçamental”, manifestou.

A empreitada, agora concluída, consistiu na repavimentação integral das estradas da Ribeira Garcia e a Estrada do Pomar Novo, com uma extensão total aproximada de 3500 metros. O primeiro trecho, com uma extensão de 2650 metros é o principal acesso ao Parque Empresarial de Câmara de Lobos, localizado na zona do Garachico, sendo que o segundo troço, na continuidade deste, a estrada do Pomar Novo, foi repavimentada numa extensão de 805 metros. Esta via alternativa de acesso ao Jardim da Serra, serve um significativo aglomerado populacional bem como terrenos agrícolas sobretudo dedicados à produção de produtos frutícolas

Os trabalhos a executados consistiram na fresagem das camadas de pavimento existentes, lançamento de novas camadas de desgaste em betão betuminoso, bem como a execução de trabalhos de construção de novas guardas de segurança, em substituição das existentes ao longo do traçado, as quais se encontravam em mau estado.

O edil destaca que a repavimentação deste arruamento visa o melhoramento das condições de circulação automóvel daquela zona, garantindo as boas condições necessárias e adequadas para servir o aglomerado habitacional existente ao longo do traçado, as empresas localizadas no Parque Empresarial do Garachico, bem como facilitar o acesso ao Jardim da Serra de quem se desloca a partir do Cabo Girão e vice-versa.