5 Sentidos

Livro de Marcelino de Castro apresentado no Espaço IDEIA

None

No próximo dia 5 de Junho, pelas 17h00, será apresentado ao público o livro 'Professor e Ensaísta, Político e Artista: António Ribeiro Marques da Silva (1932-2022)', no Espaço IDEIA da Assembleia Legislativa da Região.

O livro, da autoria de Marcelino de Castro, Coordenador do IDEIA e em edição deste mesmo centro de Investigação e Divulgação de Estudos e Informação sobre a Autonomia, será apresentado por Jorge Freitas Branco, antropólogo e Professor Catedrático Jubilado do ISCTE.

O livro constitui uma análise da biografia e da obra de António Ribeiro Marques da Silva, em 9 breves capítulos e 2 anexos, situando-o nos tempos variados pelos quais se foi espraiando a sua longa vida. No prefácio, subscrito por José Manuel Rodrigues, Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, diz-se que, tendo sido “conhecido fundamentalmente por ter sido professor, e um Grande Professor (o último Diretor da antiga Escola Industrial e Comercial do Funchal do Estado Novo)”, António Ribeiro Marques da Silva foi na verdade muito mais do que isso.

Para além de subdiretor e depois de diretor da antiga Escola Industrial e Comercial do Funchal, foi Vereador da Câmara do Funchal, igualmente antes do 25 de Abril; foi também o 1º Diretor Regional dos Assuntos Culturais e Deputado Socialista à Assembleia da República (altura em que foi colega do atual Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira); foi ainda mandatário Regional (Madeira) da Candidatura de Mário Soares à Presidência da República e, como cidadão, nunca deixou de expender as suas leituras e opiniões políticas na imprensa, mantendo aqui uma presença de anos, com textos sobre assuntos e temas educacionais, políticos, culturais, ecológicos e outros, de tal modo que, para além de grande professor, ficou na memória, e como tal é igualmente lembrado, como cronista de grande envergadura.

Foi igualmente um investigador muito competente, como é bom exemplo disso o seu livro “Apontamentos sobre o Quotidiano Madeirense (1750‑1900)”, esgotado há muito, e cujos direitos editoriais (sem fins lucrativos) para a 2ª edição foram cedidos pela Família ao IDEIA, que tem já preparada essa importante reedição, de leitura fundamental para quem quiser entender esse período da História da Madeira, que vai até à fase da pré-autonomia propriamente dita, que apenas vem a ser conquistada com o 25 de abril de 1974 e a Constituição da República (1976) que desta revolução brotou, constituição fundadora da nossa democracia e da autonomia administrativa e política, por fim concedida aos Arquipélagos Portugueses Atlânticos, doravante conhecidos como Regiões Autónomas.

Pela leitura deste livro se verá que ARMS foi também um grande tradutor de textos de autores de língua inglesa (que passaram e escreveram sobre a Madeira), tendo nesta área publicado importantes trabalhos (em revistas e em livro), de que se pode assinalar a notável antologia que a Câmara Municipal do Funchal publicou aquando das celebrações dos 500 Anos, com o título: “Passaram pela Madeira: textos de autores anglo‑saxónicos que visitaram a Ilha (1687‑2000)”, e cujos direitos editoriais foram igualmente cedidos ao IDEIA para uma reedição revista (também sem fins lucrativos), a ser realizada em tempo oportuno.

Como 1º Diretor Regional dos Assuntos Culturais, a convite de Carlos Lélis e no 1º Governo do Dr. Alberto João Jardim, a sua ação, embora durante pouco tempo, foi deveras fundadora, sobretudo lançando as bases dos grandes trabalhos de inventário e de descentralização cultural, sobre a qual muito refletiu e que depois foram  continuados, aprofundados, revistos e reelaborados pelo dedicadíssimo trabalho de sucessivas equipas na Direção Regional, hoje importante departamento de salvaguarda e de estudo da nossa vida cultural e praticamente em todas as suas áreas de intervenção.

Sobre António Ribeiro Marques da Silva

 António Ribeiro Marques da Silva, como se verá pelo livro, que aborda praticamente todos os momentos do seu trajeto de vida (a Família deu acesso ao Autor a praticamente todo o seu espólio), também se empenhou em salvaguardar a obra do pai, António Marques da Silva, grande e recordadíssimo professor da antiga Escola do Magistério, seu primeiro professor de quadro.

Todavia, António Ribeiro Marques da Silva não se ficou por aqui, porque estudou pintura e se dedicou também à arte, aqui tendo deixado interessantes trabalhos como pintor, de que este livro mostra alguns exemplos, a este respeito continuando a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira a homenagem deste livro com uma exposição de alguns dos seus trabalhos artísticos, no já referido Espaço IDEIA, exposição em curadoria de Teresa M. G. Jardim e Graça Berimbau, a ser inaugurada no mesmo dia e em sequência da apresentação pública do livro, de resto surpreendente mostra, que evidencia o interesse das suas realizações nesta área.

Como refere José Manuel Rodrigues, Presidente da Assembleia, no Prefácio que já mencionámos, também por motivos da sua ética, “António Ribeiro Marques da Silva é uma personalidade madeirense a não esquecer.”