Regionais 2023 Madeira

Miguel Castro vai encabeçar lista do Chega às eleições regionais da Madeira

None

O líder do Chega/Madeira, Miguel Castro, vai encabeçar a lista do partido às eleições regionais naquele arquipélago, estabelecendo como objetivo "destronar a maioria absoluta do PSD" e "obrigar a uma reforma das instituições".

"A Direção Nacional do Chega aprovou, em reunião extraordinária, o nome de Miguel Castro como candidato do Chega às eleições legislativas regionais da Madeira de 2023", refere o partido em comunicado.

Na nota, o Chega indica igualmente que os objetivos para estas eleições - que ainda não foram marcadas mas deverão ocorrer em setembro ou outubro - passam por "destronar a maioria absoluta do PSD, obrigar a uma reforma das instituições na Região Autónoma da Madeira e a um Governo Regional assente nas regras da transparência, combate à pobreza, à subsídiodependência e promoção de desenvolvimento sustentável".

É indicando ainda que o presidente do Chega, André Ventura, vai deslocar-se à Madeira "nos próximos dias, para apresentar formalmente o candidato".

Miguel Castro lidera o Chega/Madeira desde março, tendo sucedido a Fernando Gonçalves na liderança da estrutura regional do partido de extrema-direita.

É funcionário público e empresário no setor da restauração e atividades turísticas.

Em 2021, encabeçou a lista do Chega à presidência da Câmara Municipal do Funchal, numas eleições em que o partido foi, em termos globais, o quarto mais votado na região autónoma.

Nas últimas eleições regionais, em 2019, o ano em que se constituiu formalmente, o Chega obteve 0,43% dos votos (619).

PSD e CDS-PP, que atualmente têm um acordo de governação na região, vão concorrer em coligação nas próximas eleições regionais. Pelo PS, o cabeça de lista será o líder dos socialistas na Madeira, Sérgio Gonçalves. A Iniciativa Liberal já indicou que concorre sozinha e o BE anunciou Roberto Almada como cabeça de lista.

Na semana passada, o Presidente da República anunciou que vai receber, em 21 de junho, os partidos com assento na Assembleia Legislativa Regional da Madeira para debater a data das eleições regionais deste ano.