5 Sentidos

"Uma feliz ideia" que mostra os contrastes dos concelhos

None

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM)/ Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira, abriu ao público, esta tarde, no Museu Etnográfico da Madeira (Ribeira Brava), a exposição Imagens e Memória do Concelho da Ribeira Brava.

A presente exposição, a sétima traçada no âmbito do projecto Imagens e Memória dos Concelhos da Madeira, pretende mostrar realidades do espaço concelhio da Ribeira Brava, em dois tempos históricos: antes de 1914, ou seja, antes da fundação do concelho propriamente dito, e nas décadas seguintes.

O secretário regional de Cultura, Eduardo Jesus, quis saudar “uma feliz ideia” que mostra os contrastes dos concelhos, sobretudo às gerações mais novas, que “não fazem a mais pequena ideia do que era viver na Madeira” nas épocas retratadas, seja das belezas, seja das dificuldades.

“É uma mensagem que se deixa para que hoje se valorize aquilo que temos”. Destacou ainda a “capacidade de interação” do Museu Etnográfico da Madeira com a população e com a localidade. “Um verdadeiro agente da sociedade civil”, afirmou o governante, sublinhando também a interação entre os diferentes organismos regionais, com especial destaque para a articulação com a autarquia da Ribeira Brava, e que muito útil tem sido para “reavivar” tradições antigas.

“É com muito gosto que a Assembleia se associa a esta iniciativa e tem vindo a acompanhar o trabalho que tem sido feito ao longo deste tempo”, afirmou a vice-presidente do Parlamento madeirense, Rubina Leal, destacando também todas as iniciativas desenvolvidas para a promoção da cultura. Uma sociedade “cresce com a cultura”, considerou, observando que o município da Ribeira Brava e as suas gentes, que também têm experienciado alguns contratempos, têm mostrado grande resiliência.

O autarca Ricardo Nascimento, e no mês em que a Ribeira Brava assinalou mais um aniversário, quis destacar todos os projectos em prol da cultura e a forma com os munícipes têm abraçado as várias iniciativas dinamizadas pelo seu Executivo. Falou em “parcerias de excelência”, inclusive aquelas que têm levado às filmagens para o projecto cinematográfico sobre o Visconde da Ribeira Brava, Francisco Correia de Herédia.

As imagens expostas, e que agora poderão ser vistas por todos os interessados, pertencem à Colecção Fotográfica e à Colecção do Bilhete-Postal Ilustrado do Arquivo e Biblioteca da Madeira, e ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, em depósito também naquela instituição.

A exposição, que ficará patente até 18 de Junho, é coordenada por Filipe dos Santos e tem ainda colaboração de Alda Pereira, Dinis Gouveia Pacheco, Jorge Valdemar Guerra, Manuela Marques, Nélio Pão, Patrícia Velosa, Tânia de Jesus e Zélia Fernandes Dantas (legendas), Leonardo Vasconcelos (grafismo) e da DRABM na montagem.