Madeira

CDU promove protesto contra aumento do custo de vida junto ao Mercado dos Lavadores

Iniciativa está marcada para dia 3 de Junho, às 10h30

None

A CDU promove, no próximo sábado, 3 de Junho, às 10h30, uma iniciativa política às portas do Mercado dos Lavadores, no Funchal, "com a finalidade de manifestar o protesto público contra o aumento do custo de vida na Região Autónoma da Madeira", anunciou hoje o partido.

"O aumento do custo de vida é a maior preocupação de 93% dos cidadãos da União Europeia e de 98% dos portugueses, de acordo com um recente Eurobarómetro. A segunda preocupação mais referida pelos europeus e também pelos portugueses é a ameaça de pobreza e a exclusão social", expõe a CDU em comunicado de imprensa.

Citando dados do INE, o partido recorda que o Índice de Preços no Consumidor (IPC), referente aos produtos alimentares, "registou um aumento de 18,5%" entre Janeiro e Fevereiro de 2023. Além disso, "há também um aumento nas taxas das comunicações, que passou de -1% para 3,6%; na taxa de lazer, recreação e cultura, passando de 2,7% para 4,1%", completamente.

Entre os argumentos invocados para justificar a manifestação do próximo sábado, refere-se às dificuldades que os portugueses encontram em "pagar os alugueis ou prestação do financiamento do imóvel, assim como as contas básicas de água, energia e gás", assim como, "as despesas com creches, lares de idosos e escolas".

"Na Região Autónoma da Madeira todos estes efeitos críticos se fazem sentir com a agravante de acréscimos resultantes da insularidade distante. Os salários, as reformas e as baixas pensões, para a maior parte do povo desta Região Autónoma, tornam insuportável estes aumentos do custo de vida", sublinha a CDU.

"É esta realidade feita de crescentes dificuldades sentidas pelo povo que justifica a intervenção da CDU para promover no Funchal, no próximo sábado, 3 de Junho, uma iniciativa política regional com o objectivo de dar voz ao protesto contra os responsáveis por toda esta situação", reiteram os comunistas.

A CDU responsabiliza quer o Governo da República, de maioria PS, quer o Governo Regional da Madeira, de maioria PSD/CDS, "por todo este quadro de agravamento das condições de vida das populações", criticando as políticas adoptadas que "favorecem a especulação dos preços e lucros escandalosos para os grandes grupos económicos, fomentam a inflação e favorecem a exploração de quem trabalha por conta de outrem, penalizando, deste modo, as populações com menores recursos económicos".   

"Assim, a CDU procurará dar voz a todos os que sentem na pele o agravamento do preço de bens alimentares, dos combustíveis, o aumento do custo de vida, mobilizando a força do protesto político para travar este processo de roubo que está em curso, demonstrando a indignação e reivindicando medidas concretas para a alteração do aumento do custo de vida", conclui.