País

Professores protestam junto ao Fórum Social do Porto onde Costa discursa

None
Foto Global Imagens

Cerca de 20 professores estão hoje em protesto frente às portas do Jardim do Palácio de Cristal, no Porto, onde o primeiro-ministro vai abrir o Fórum Social do Porto 2023, com cartazes onde se lê "Intrujão" ou "Demissão".

A cantar "Não paramos, não paramos", com apitos e vuvuzelas, os professores, oriundos de várias localidades do norte de Portugal, como Ponte de lima, Braga, Barcelos, Porto, Vila Nova de Gaia, Vila da Feira, Famalicão, entre outros, manifestam-se contra as políticas do Governo de António Costa e pedem pela valorização da classe docente.

"Ciao Costa Ciao", "Tentativas de repressão, vergonha", "Não desistir é a única solução, estou em luta", "Afetos inconsequentes são hipocrisia, veja como nos afeta e nos tiram a alegria" e "Ensinar a pensar, não a obedecer" eram outras das frases lidas nos cartazes trazidos para o protesto pelos professores, enquanto cantavam em simultâneo "Escola na rua. Costa a culpa é tua".

O Fórum Social do Porto, que termina hoje e arrancou na sexta-feira, foi organizado pelo Governo e tem o objetivo de reafirmar o papel da Europa Social e dar continuidade aos compromissos assumidos na Cimeira Social do Porto em 2021, entre a Presidência do Conselho da UE, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu, parceiros sociais e sociedade civil, reforçando o papel do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e da importância do Plano de Ação, criando sinergias para o Futuro da Europa.

O primeiro-ministro, António Costa, começou hoje às 09:40 o discurso de boas vindas do segundo dia do fórum.