Madeira

SESARAM promove curso “Violência Contra as Pessoas Idosas e a Prestação de Cuidados”

None

Decorre, no Serviço Regional de Saúde nos dias 25 e 26 de maio, uma ação de formação, dirigida aos elementos da Equipa de Apoio à Vítima de Violência Doméstica e a profissionais de saúde que prestam cuidados a pessoas idosas – médicos; enfermeiros; nutricionistas e psicólogos. 

O curso “Violência Contra as Pessoas Idosas e a Prestação de Cuidados” foi preparado no âmbito do Projeto Portugal Mais Velho – Formar quem Cuida, sensibilizar quem Decide, uma parceria entre a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a Fundação Calouste Gulbenkian.

A objetivo da formação é dotar os formandos da capacidade de sinalizar, intervir e prevenir os fatores de risco de violência no âmbito do desempenho do seu papel de cuidadores/as de pessoas idosas; compreender a violência contra pessoas idosas e a prestação de cuidados profissionais; os fatores de risco e fatores protetores na violência contra pessoas idosas.

A formação visa incutir as estratégias de prevenção e intervenção na violência
contra pessoas idosas.  

A advogada, Sílvia Sousa é a formadora certificada pelo Centro de Formação APAV, responsável pela formação a decorrer no Centro de Formação do SESARAM, EPERAM.