Madeira

JPP queixa-se de falta de habitação na Madeira

None

O secretário-Geral do JPP prestou declarações comunicação social à margem do fórum 'Pensando juntos, rumo ao futuro', que junta, este sábado, militantes e simpatizantes do partido, no Hotel Orquídea, no Funchal. Élvio Sousa aproveitou a ocasião para alertar para o "problema gravíssimo" da habitação na Madeira.

 Actualmente os madeirenses estão a passar um momento difícil não só para as famílias, confrontadas com o aumento dos preços no supermercado, mas também, por todos aqueles que precisam de arrendar uma casa ou de recorrer à banca para a compra de habitação.

O também presidente do Grupo Parlamentar do JPP na Assembleia Legislativa Regional considera que os preços [das casas] estão vergonhosamente proibitivos e insuportáveis, fruto de muita especulação derivada da elevada procura (também pelo mercado externo)", defendo tomada de um pacote de "medidas urgentes", para "atenuar que os madeirenses sejam impedidos de habitar na sua terra".

"Há mais de 20 anos que deixamos de investir na habitação, e as famílias e sobretudo a geração jovem está hipotecada não só pelo elevado custo de vida como, também, pelos preços inacessíveis para ter um espaço para viver na sua terra. A continuar assim, e fazendo uma analogia com tempos antigos, os preços da habitação e o poder de compra estrangeiros estão a tentar empurrar os madeirenses de regresso às furnas", atirou o deputado.

Élvio Sousa disse ainda que "o Governo Regional da Madeira deveria estar a usar os milhões do PRR para avançar com investimento directo na construção de imóveis para habitação e não, apenas, transferir esse papel única e exclusivamente para o sector privado".