Desporto

Elite do SUP mundial invade este fim-de-semana o Funchal

Foto Hélder Santos/ASPRESS
Foto Hélder Santos/ASPRESS

Edição de 2023 do Madeira Island SUP Challenge, etapa do circuito europeu de Stand Up Paddle conta com mais de 70 participantes de 11 países.

Campeões do Mundo, da Europa, de Portugal e da Madeira, bem como novas ‘estrelas’ emergentes no Stand Up Paddle (SUP) internacional vão ‘invadir’ o Funchal ao longo deste fim-de-semana para abrilhantar a edição de 2023 do Madeira Island SUP Challenge (MISC).

Pelo terceiro ano consecutivo a Madeira volta a figurar no ‘mapa’ do circuito europeu da modalidade (Euro Tour) sendo a quarta prova de 2023 do circuito, sendo de nível Grand Slam de 4 estrelas, contando com um prémio monetário de 4.500 euros.  

Uma vez mais DIÁRIO e o Clube Naval do Funchal deram as ‘mãos’ na organização do evento, que este ano conta com mais de sete dezenas de inscritos até ao momento – as inscrições prolongam-se até amanhã – com os atletas a serem oriundos de 11 países.

Com a competição e toda a emoção a estar agendada para sábado e domingo, o MISC teve hoje a sua apresentação oficial no Centro Náutico de São Lázaro, onde os organizadores fizeram questão de realçar a importância deste evento náutico para a Madeira e para o seu turismo, bem como uma mais-valia para o crescimento da modalidade na ilha.

 “Este é o terceiro ano que o MISC faz parte do circuito europeu, pelo que é já sem dúvida um evento de sucesso não só em termos internacionais como também regional, sendo importante para a divulgação além-fronteiras, não só do Stand Up Paddle, mas também do Clube Naval do Funchal e de uma Região com condições perfeitas para o desporto náutico. Uma vez mais o MISC consegue ser um importante veículo de promoção do turismo activo e do mar da Madeira.” Maria Livramente (vice-presidente do Clube Naval do Funchal)
“O DIÁRIO anda sempre de mão dada com projectos de qualidade, mas também com os madeirenses que são talentosos em diversas áreas, e com parceiros capazes de organizar eventos de sucesso. Julgo que o MISCS, etapa do circuito europeu e que conta com um vasto leque de atletas de elite internacional tem tudo para justificar esta nossa aposta. Este é um dos eventos que consolida a Região como destino turístico, neste caso virado para o desporto de natureza. Estão reunidas todas as condições para que a edição de 2023 tenha uma grande notoriedade e grande relevância em termos mundiais.” Ricardo Miguel Oliveira (Director Geral do DIÁRIO de Notícias da Madeira)
“Agradecer aqueles, nomeadamente à organização do MISC, em ter esta coragem e disponibilidade para levar a efeito este tipo de evento, que de facto vão levar o nome da Madeira aos vários cantos do Mundo. O mar da Madeira tem todas as condições e merece ser divulgado, através do desporto náutico, em todo o Mundo. Desde modo há sempre um enorme interessa do Turismo da Madeira em marcar presença, e em saber que a Região sai reforçado no que concerne à promoção do seu destino.” Gil Camacho (Director Regional de Turismo e Cultura)

Durante a tarde de sábado e a manhã de domingo o MISC abre a porta à população madeirense, pelo que a organização convida a que todos possam acompanhar a competição no Village que será montado no Centro Náutico de São Lázaro, local onde rerão todas as condições de conforto, com esplanada e bar de apoio, assim com um espaço preparado para assistir ‘in loco’as emoções das diversas competições.