Madeira

Mais autonomia no mar e nos impostos são desafios da Região

Albuquerque numa conferência sobre a Autonomia em Machico

None Ver Galeria

O presidente do Governo Regional esteve, hoje, na Escola Básica e Secundária de Machico, onde foi convidado para falar aos alunos sobre a Autonomia.

Em resposta à questão colocada por uma jovem estudante, Miguel Albuquerque disse que o grande desafio que se coloca à Madeira na actualidade é o “alargamento dos poderes autonómicos”, nomeadamente a “co-responsabilização pelo mar territorial” e o “alargamento do diferencial fiscal”. Isto porque considera vital tornar a Região mais atractiva, de modo a “fixar empresas” e “continuar a integrar a Madeira na economia global”.

Neste contexto voltou falar das tecnológicas (tema caro ao líder do executivo madeirense), recordando que o volume de negócios destas empresas na Madeira, foi de 521 milhões em 2022. O que  contribui, conforme sublinhou, para “diversificar a economia regional”, além do Turismo.

Na sua intervenção, Miguel Albuquerque recordou também como era a vida na Madeira antes da Autonomia.

“Era uma vida em ditadura (…). Durante séculos e séculos, como o poder estava centralizado em Lisboa, a Madeira era esquecida”, vincou, lembrando que antes da obtenção do estatuto autonómico “só havia duas escolas”, “não existia rede de saúde pública”, “a mortalidade infantil era elevadíssima”, “a maioria das casas não tinha saneamento básico”, “os acessos eram terríveis” e que “o rendimento  per capita, em 1975, era metade do continente”.

Para este ‘salto’ qualitativo, contribuiu a entrada de Portugal na União Europeia, acrescentou, mostrando-se satisfeito com a participação e intervenção dos alunos nesta conferência, que vê “muito mais preparados” do que nas gerações anteriores.

No evento participaram oito turmas do 12.º ano de escolaridade daquele estabelecimento de ensino (num total de 160 alunos).

“Esta matéria não é tratada no currículo — que é decido ao nível nacional — e acaba por ser abordada de forma superficial”, destacou por seu turno o presidente do conselho executivo da escola, José Maria Dias, justificando a pertinência do tema.

O secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho marcou também presença na Escola Básica e Secundária de Machico, instituição onde iniciou a sua carreira docente.