Mundo

Grécia diz que realizou "investigação" sobre filmagens da devolução de migrantes

None
Foto AFP

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, garantiu hoje que o seu governo "realizou uma investigação" sobre um vídeo publicado pelo New York Times que mostra a resistência de migrantes na ilha grega de Lesbos, no Mar Egeu.

"Levei este assunto muito a sério" e "uma investigação já foi realizada pelo meu governo", disse Kyriakos Mitsotakis, em entrevista à CNN, comentando o vídeo filmado em abril em Lesvos por um ativista de direitos humanos e publicado na sexta-feira, mostrando um grupo de migrantes, incluindo um bebé, transportados numa carrinha branca em direção ao extremo sul da ilha.

Embarcados a bordo de um pequeno barco, são transferidos para um barco da guarda costeira grega antes de serem abandonados "num bote salva-vidas insuflável preto à deriva", de acordo com o New York Times, acabando resgatados pelos barcos da guarda costeira turca.

O Gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e a Comissária Europeia para os Assuntos Internos, Ylva Johansson, já pediram uma "investigação independente e eficaz".

As autoridades gregas são regularmente acusadas de praticar deportações para a Turquia de requerentes de asilo na União Europeia, prática condenada pelo direito internacional, mas o governo grego sempre rejeitou tais acusações, apesar de testemunhos de migrantes e relatórios de ONGs.

De acordo com as regras europeias, o primeiro país de entrada de um migrante na União Europeia é responsável pelo seu pedido de asilo.

Kyriakos Mitsotakis reiterou que seguiu uma política de migração "rígida, mas justa" durante quatro anos e ficou satisfeito por "ter reduzido significativamente a atividade dos traficantes", e reafirmou acusações de que a vizinha Turquia e a Polícia Portuária Turca são responsáveis por "empurrar pessoas desesperadas para o território grego em barcos insufláveis que não podem navegar".

A entrevista à CNN ocorreu dois dias após a vitória do partido conservador Nova Democracia, liderado por Kyriakos Mitsotakis, nas eleições legislativas.