Madeira

Curso de Suporte Básico de Vida na Comunidade Escolar

SESARAM promoveu iniciativa na escola EB1/PE da Cruz de Carvalho

None
Foto DR

Cerca de 50 docentes e não docentes, da Escola EB1/PE da Cruz de Carvalho assistiram a uma acção de formação em Suporte Básico de Vida (SBV), promovido pelo Serviço Regional de Saúde, através do Centro de Simulação Clínica da Madeira.

A formação aconteceu no âmbito da educação para a segurança e prevenção de riscos na escola, e foi solicitada pelo director da escola, prof. Rogério Queiroz, e pelo delegado de segurança, prof. Emanuel Escórcio.

O espaço polivalente da escola recebeu a iniciativa, no passado dia 12 Maio, dividida em duas fases.

De acordo com o SESARAM, a primeira fase, passou pelo reconhecimento de uma vítima em paragem cardiorrespiratória e o alerta (chamada para o 112). Na segunda, foram ensinadas e treinadas em manequins manobras de reanimação integradas no SBV, tais como as compressões torácicas; as insuflações; a colocação da vítima em posição lateral de segurança e as manobras de desobstrução da via aérea em caso de engasgamento por corpo estranho.

O curso foi ministrado pelos médicos e enfermeiros do SESARAM, a médica anestesiologista e coordenadora da formação, Mariana Luís, os médicos internos da especialidade, João Costa e Leonor Vieira, e as enfermeiras Mariana Mota e Márcia Ornelas, respetivamente.

Com esta iniciativa, a Escola EB1/PE da Cruz de Carvalho pretende contribuir para uma melhor literacia em saúde, aumentando a segurança e promovendo a cidadania na comunidade educativa.