País

CDS-PP critica "intervenção ilegal do SIS" e exige explicações do primeiro-ministro

None
Foto Global Imagens

O presidente do CDS-PP acusou hoje o primeiro-ministro de não ter aceitado a demissão do ministro das Infraestruturas porque João Galamba envolveu o seu gabinete na "decisão da intervenção ilegal do SIS", e exigiu explicações.

"Ficou clara a razão pela qual António Costa não demitiu João Galamba. Na Comissão Parlamentar de Inquérito o ministro envolveu diretamente o gabinete do primeiro-ministro na decisão da intervenção ilegal do SIS [Serviço de Informações de Segurança]", refere Nuno Melo.

Numa curta nota enviada aos jornalistas, o eurodeputado considera que "a responsabilidade política é do primeiro-ministro" e que António Costa "tem de dar explicações ao país".

Numa audição parlamentar de mais sete horas na comissão de inquérito à gestão política da TAP, que começou na quinta-feira e terminou já hoje de madrugada, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, afirmou que quem lhe disse em 26 de abril para contactar os serviços de informações foi o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes.

Galamba disse ainda que reportou ao primeiro-ministro, António Costa, já perto da 01:00 da manhã de 27 de abril os acontecimentos no Ministério e lhe contou "que tinha sido ligado ao SIS", chamada que aconteceu horas depois de uma primeira tentativa de contacto em que o chefe do executivo não atendeu.

O ministro confirmou a versão transmitida na véspera pela sua chefe de gabinete - que terá sido Eugénia Correia a reportar ao SIRP (Sistema de Informações da República Portuguesa) e depois contactada pelo SIS --, mas garantiu que não lhe transmitiu qualquer instrução para ligar às 'secretas'.

"O meu telefonema com António Mendonça Mendes termina depois do telefonema de Eugénia Correia com o SIRP", afirmou.

Os incidentes de 26 de abril estão relacionados com Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro, e envolvem denúncias contra o ex-adjunto por violência física no Ministério das Infraestruturas e o alegado furto de um computador portátil, já depois de ter sido demitido, caso que está a ser investigado pelo Ministério Público.