Madeira

Orçamento Participativo do Funchal 2023/24 com 550 mil euros

Pedro Calado quer implementar projectos já a partir de Janeiro de 2024

Foto André Ferreira / CMF
Foto André Ferreira / CMF

Foi hoje aprovado esta quinta-feira, 11 de Maio, em Reunião de Câmara, o novo Orçamento Participativo do Funchal válido para 2023/24 no valor de 550 mil euros e que "vai entrar já em marcha" mal seja aprovado em Assembleia Municipal, revelou o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado. 

O Orçamento Participativo do Funchal, como explicou o edil funchalense, está organizado em quatro categorias, nomeadamente "projectos juvenis, projectos escolares, projectos concelhios e projectos seniores", sendo que, "para os juvenis são 100 mil euros, com um máximo, por projecto, de 25 mi, euros".

Nos projectos escolares, consoante adiantou Pedro Calado, que também têm 100 mil euros, está destinado "um valor máximo por projecto até 50 mil euros". Já no que se refere aos concelhios, são 240 mi euros com o valor máximo de 125 mil por projecto. Quanto à categoria sénior, são 100 mi euros, com 25 mil de valor máximo por projecto.

O objectivo da CMF é implementar os projectos do OPF 2023/24 já a partir de Janeiro de 24, conforme frisou o edil, que apontou que depois da aprovação em Assembleia Municipal, em Junho, o Orçamento Participativo do Funchal já estará no terreno.

"Aquilo que queremos é que esteja tudo escolhido e decidido até à aprovação do Orçamento Municipal" para 2024, o que acontece no final do ano.

Nesta Reunião de Câmara, foi também deliberado o apoio ao associativismo desportivo, que desta feita também contempla apoios de 64 785,00 às entidades (clubes e associações) que têm, nas suas modalidades federadas, atletas com idade inferior a 15 anos, isto através do programa jovem atleta, que alcança 32 clubes e associações e mais de 4.300 jovens, como explicou Pedro Calado.

No total dos apoios ao associativismo desportivo hoje aprovados em Reunião de Câmara, são cerca de 64 entidades apoiadas, com mais de 655 mil euros, lembrando, contudo, o autarca que a CMF, este ano, entre os apoios, nas áreas ambiental, cultural, educativa, desporto, juventude, a autarquia tem mais de 1,8 milhões de euros derramados por quase 200 entidades.

Foi igualmente aprovado um voto de louvor pelo falecimento do antigo comandante dos Bombeiros Municipais do Funchal, tenente-coronel Luís Manuel Coimbra.

Foi ainda deliberado "o recrutamento de 11 técnicos de serviços jurídicos", que irão reforçar os vários departamentos municipais.