Madeira

Navio oceanográfico 'SPS Hesperides' faz escala técnica no Funchal

Foto DR
Foto DR

O navio de investigação oceanográfica 'SPS Hesperides' está a fazer uma escala técnica no Funchal, tendo atracado pelas 8h20 desta sexta-feira, proveniente da Antártida em mais uma campanha nas zonas geladas do pólo sul do planeta Terra.

O 'Hesperides' é um navio da Marinha espanhola, já visitou o Porto do Funchal noutras ocasiões, sendo que das suas inúmeras missões de meses tem desenvolvido estudos da geomorfologia e geodinâmica das Ilhas Shetland do Sul; precisão do Sistema de Posicionamento GALILEO; estudo das espécies invasoras na Antártica; e o estudo de Tardígrados, em parceria com a Colômbia.

O navio já tinha vindo à Madeira e desta vez ainda fez escala em Buenos Aires e vai ficar por cá até à próxima terça-feira, 16 de Maio. Servirá, seguramente para descanso da tripulação e cientistas a bordo.

Construído em 1991, o 'Hesperides' tem 83 metros de comprimento e 14 de largura, tem capacidade para 58 tripulantes e 28 cientistas, tem a curiosidade de ter atravessado as ilhas Canárias (entre Tenerife e La Gomera), mas opta por escalar o Funchal.

Nota ainda curiosa, o facto de para atracar no Cais Sul do Porto do Funchal ter precisado de ajuda de um rebocador, lembrando que este é um navio quebra-gelo e que atravessou mais de metade do Atlântico, mas não teve capacidade para atracar no porto.