Madeira

Futuro do sector da navegação na Europa discute-se a partir de hoje no Funchal

Saiba os assuntos em destaque na agenda desta segunda-feira

Foto Portos da Madeira (APRAM)
Foto Portos da Madeira (APRAM)

‘Madeira Maritime Week 2023’ é o nome do evento que junta, a partir de hoje e durante uma semana, no Funchal, cerca de 150 líderes da indústria da navegação europeia. O secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, é um dos oradores da iniciativa, que terá lugar no Hotel Savoy Palace e que é organizado pela European International Shipowners Association of Portugal (EISAP) e pela representação portuguesa da Women's International Shipping & Trading Association (WISTA).

A sessão de recepção dos participantes vai decorrer, a partir das 20h00 de hoje, na Quinta São Gonçalo Villa. O programa prevê, a partir das 21h20, discursos de boas-vindas por parte dos directores da Euromar Albrecht Gundermann e Jörg Molzahn, do presidente da Câmara Pedro Calado, do secretário de estado José Maria Costa e do presidente do executivo madeirense, Miguel Albuquerque.

As conferências decorrem a partir de amanhã, no Savoy. Os discursos de abertura estarão a cargo do presidente da assembleia-geral da EISAP, Pedro Rebelo de Sousa, e do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa. O primeiro painel vai abordar o tema dos factores que condicionam o desenvolvimento estratégico dos principais centros de navios na Europa, com uma especial atenção para a evolução do registo de navios da Madeira nos últimos 5/10 anos. O segundo painel da manhã de terça-feira será dedicado à segurança e à sustentabilidade.

O futuro das bandeiras europeias, a descarbonização e o investimento na navegação e na indústria marítima e ainda as políticas locais e globais para o transporte marítimo serão outros temas em destaque nas várias sessões previstas até sexta-feira. Entre os oradores estão a directora executiva da ‘European Maritime Safety Agency’, Maja Kostelac, a presidente da associação de armadores alemães VDA, Gaby Bornheim, a professora universitária e ex-ministra do Mar, Assunção Cristas, a presidente da Autoridade da Mobilidade e Transportes e também ex-ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, entre outros especialistas.

OUTROS EVENTOS NA AGENDA DESTA SEGUNDA-FEIRA

09h30 - Abertura da 4.ª edição da Semana das Artes na Escola Secundária Jaime Moniz, com a presença do secretário da Educação, Jorge Carvalho.

10h00 - Programa “Madeira Novos Talentos + Futuro”, no Hotel Quinta do Furão (Santana), que tem como convidado o músico Tiago Sena Silva e que conta com a presença do presidente da Assembleia, José Manuel Rodrigues.

11h00 - Visita a algumas empresas instaladas no Parque Empresarial do Porto Santo pelo secretário da Economia, Rui Barreto.

16h00 - Inauguração da loja chinesa Multimark Madeira, no Caminho das Quebradas (São Martinho), com a presença dos presidentes do Governo e da CMF, Miguel Albuquerque e Pedro Calado.

16h00    - Conferência de imprensa de apresentação do debate nacional 'Portugal e o Mar – A Engenharia Azul', na sede da Ordem dos Engenheiros, na Rua Conde Carvalhal, com a presença do bastonário Fernando de Almeida Santos.

17h30- Sessão de apresentação do livro '25 anos da Associação Desportiva do Campanário’, na sede da instituição, no Caminho da Tulha, Campanário.

17h30    - Apresentação do programa das ‘Festas da Sé’, no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho, com presença do presidente da CMF.

17h30    - Conferência de imprensa do líder do PS, Sérgio Gonçalves, junto ao cruzamento das Courelas, em Santo António.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 15 DE MAIO, DIA INTERNACIONAL DA LATINIDADE, DIA INTERNACIONAL DAS FAMÍLIAS E DIA DO OBJECTOR DE CONSCIÊNCIA:

1602 - Bartholomew Gosnold, navegador inglês, descobre o Cabo Cod, na América.

1859 - Nasce o físico francês Pierre Curie.

1927 - Realiza-se a primeira volta a Portugal em bicicleta. António Augusto de Carvalho, de Carcavelos, vence a prova.

1944 - Holocausto. Começa a deportação dos judeus da Hungria para o campo de extermínio nazi de Auschwitz.

1948 - Ataque da Força Aérea egípcia ao recém-criado Estado de Israel.

1953 - O ditador Oliveira Salazar recusa nova proposta de negociações com a Índia, para a transferência de soberania dos territórios sob administração portuguesa. A Índia anuncia o fecho da delegação em Lisboa, concretizada a 11 de Junho.

1964 - A equipa de futebol do Sporting vence o MTK Budapeste, por 1-0, na finalíssima da Taça das Taças e consegue desta forma o seu primeiro troféu europeu.

1972 - Okinawa regressa à posse do Japão depois de 27 anos sob jurisdição norte-americana.

1973 - Os países árabes suspendem o fluxo de petróleo para o Ocidente, em protesto pela política de Israel.

1974 - António de Spínola é investido Presidente da República Portuguesa.

1975 - Amâncio Ortega abre a primeira loja Zara, na Corunha, em Espanha.

1977 - O Marítimo torna-se o primeiro clube fora do continente português a ascender ao principal campeonato (I Divisão).

1986 - Morre, com 28 anos, o piloto italiano de Fórmula 1 Elio de Angelis, no circuito de Paul Ricard, França.

1988 - A atleta Aurora Cunha vence a maratona de Paris (2:34.56 horas).

1991 - Pela primeira vez uma mulher, Edith Cresson, 57 anos, é nomeada para a liderança do Governo francês.

1999 - Morre, aos 56 anos, Manuel Lopes, fundador da Intersindical (1970) e dirigente da CGTP-In.

2001 - Entra em vigor um novo regulamento do ruído.

2004 - Uma equipa de arqueólogos egípcios e polacos descobrem a localização da antiga Biblioteca de Alexandria, desaparecida há 16 séculos.

2008 - A Interpol confirma a autenticidade dos ficheiros informáticos do computador capturado ao "número dois" das FARC, Raul Reyes, que segundo as autoridades colombianas provam o apoio direto do Presidente venezuelano, Hugo Chávez, à guerrilha, em dinheiro e armas.

2009 - A Comissão Europeia e agências da ONU, nomeadamente a FAO, UNRWA e UNICEF, assinam um acordo no valor de mil milhões de euros para ajudar agricultores de 50 países, entre os quais Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, a lutar contra a penúria alimentar

- O Presidente norte-americano, Barack Obama, anuncia o restabelecimento dos tribunais militares de exceção, criados pelo seu antecessor, George W. Bush, para julgar presos suspeitos de terrorismo detidos na prisão de Guantánamo (Cuba).

2010 - A australiana Jessica Watson, de 16 anos, chega a Sydney, tornando-se o navegador mais jovem a dar a volta ao mundo em solitário, sem escalas e sem assistência.

2011 - O presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), o francês Dominique Strauss-Kahn, foi formalmente acusado de agressão sexual e de tentativa de violação contra uma jovem mulher de 32 anos num quarto de hotel em Nova Iorque, horas depois de ter sido detido no aeroporto de Nova Iorque.

2013 - Comissão Europeia inaugura, em Bruxelas, o Centro de Resposta a Emergências, que tem como função coordenar o envio de ajuda humanitária e a atuação da proteção civil da União Europeia.

2016 - O holandês Max Verstappen vence o Grande Prémio de Espanha, na Catalunha, tornando-se, aos 18 anos, o mais novo piloto a triunfar no Mundial de Fórmula 1, na estreia pela escuderia Red Bull.

2017 - Leonardo Jardim é eleito o melhor treinador da Ligue 1 francesa em 2016/17, pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de França (UNFP).

2018 - Cerca de 50 adeptos do Sporting, com a cara tapada, invadem a Academia de Alcochete, durante o treino da equipa principal de futebol, e agridem jogadores e equipa técnica.

2019 - O relatório final da comissão de inquérito que identifica rendas excessivas aos produtores de electricidade é aprovado por PS, BE, PCP e PEV.

2020 - O Governo aprova a reabertura dos estádios, campos de futebol, râguebi e similares, no quadro do processo de desconfinamento.

2021 - O canoísta Fernando Pimenta conquista a medalha de bronze na prova de K1 1.000 da Taça do Mundo da Hungria.

2022 - A Ucrânia vence o 66.º Festival Eurovisão da Canção, em Turim, Itália.

PENSAMENTO DO DIA:

É absurdo dividir as pessoas em boas ou más. Elas são, simplesmente, encantadoras ou aborrecidas Oscar Wilde (1854-1900), escritor inglês de origem irlandesa.