Madeira

Cerca de 150 alunos concorreram à quarta edição do ‘Europe Calling’

None
Foto DR

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, estará presente, sexta-feira (12 de maio), pelas 10 horas, na cerimónia de entrega de prémios da quarta edição do Concurso Europe Calling, que terá lugar no Colégio dos Jesuítas.

O Concurso Europe Calling é uma iniciativa do Gabinete da Eurodeputada Sara Cerdas, realizado em parceria com o Europe Direct Madeira e a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Juventude, e consiste na realização de um vídeo, até dois minutos de duração, sobre uma temática específica.

Neste ano letivo de 2022/2023, o tema é “Madeira: preparados para 2030”. Nos anos letivos anteriores os temas foram “Uso de plásticos e proteção ambiental”, “Fake News: unidos contra a desinformação” e “A União Europeia: que futuro?”.

Concorreram a esta edição do Europe Calling cerca de 150 alunos dos seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Básica e Secundária de Santa Cruz (uma equipa), Escola Secundária Francisco Franco (três equipas), Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche do Porto Moniz (uma equipa), Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas-Carmo (uma equipa), Escola Básica e Secundária de Machico (uma equipa), Escola Complementar do Til – APEL (uma equipa), CEPAM - Conservatório Escola das Artes da Madeira (duas equipas), Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol (uma equipa), Escola Secundária Jaime Moniz (duas equipas) e Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar da Calheta (duas equipas).

As duas equipas vencedoras serão premiadas com uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, incluindo estadia, alimentação e transferes. Esta iniciativa tem merecido crescente interesse dos alunos da Madeira e do Porto Santo, tendo registado, de forma sucessiva, um aumento do número de equipas participantes. Até à data, esta iniciativa permitiu a visita de cerca de 60 alunos e professores ao Parlamento Europeu.

Após a visualização dos 15 vídeos e distribuição dos prémios, a organização prestará declarações à comunicação social, pelas 11 horas.