Madeira

“Devemos muito à Europa que tem sido solidária para com as regiões ultraperiféricas”

É assinalado esta terça-feira o Dia da Europa

None

O dia 9 de Maio é conhecido como o Dia da Europa, uma data que pretende assinalar e festejar a paz e o continente europeu. O dia marca ainda o aniversário da ‘Declaração Schuman’, criada em 1950.

Esta declaração proferida pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, propunha a “criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com vista a instituir um mercado comum do carvão e do aço entre países fundadores”, explica a página on-line da União Europeia.

Assim, a CECA, criada pelos países membros fundadores França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo, foi a “primeira de uma série de instituições europeias supranacionais que deram origem à actual União Europeia”.

Cinco anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, os países europeus ainda sentiam a devastação causada pelo conflito, por isso os governos europeus, com o objectivo de evitar que se repetisse uma guerra semelhante, congregaram as suas produções de carvão e de aço. Esta fusão contribuiu para melhorar o nível de vida e marcou o primeiro passo para unir o continente europeu.

Em 1958, passou a chamar-se Comunidade Económica Europeia (CEE) e, em 1993, adoptou o nome de União Europeia. Ao longo dos anos, juntaram-se mais 22 países ao grupo inicial de seis países. Portugal aderiu à União Europeia a 1 de Janeiro de 1986.

Actualmente a UE tem 27 países membros e 24 línguas oficiais.

Ao DIÁRIO, Marco Teles, gestor do Europe Direct Madeira, realçou a forma como a Região Autónoma da Madeira abraça a presença no espaço europeu, referindo que, para a sua geração, que nasceu antes de Portugal pertencer à Comunidade Económica Europeia, a 1 de Janeiro de 1986, é perceptível o ‘antes’ e o ‘depois’ desta adesão.

Torna-se fácil para mim, e toda a minha geração, fazer um exercício simples do “antes e depois”. Os resultados parecem-me esclarecedores: o projecto europeu trouxe crescimento económico, um novo desenvolvimento e a possibilidade de ultrapassarmos os nossos limites geográficos e usufruirmos de um Mercado Único Europeu, garantindo aos mais de 400 milhões de cidadãos, a possibilidade de estudar, viver, fazer compras, trabalhar ou reformar-se em qualquer Estado-membro. Marco Teles, gestor do Europe Direct Madeira

“Somos madeirenses, portugueses e simultaneamente europeus”, disse explicando o papel que desempenha a Região Autónoma da Madeira no desenvolvimento da UE.

Devemos muito à Europa que tem sido solidária para com as regiões ultraperiféricas, mas não temos que ser demasiadamente modestos. Também nós contribuímos para o desenvolvimento da UE, no seu todo. E podemos reforçar ainda mais esta posição, agarrando a “onda digital” dos tempos que correm e que mostram o caminho para uma Europa mais coesa, mais tecnológica, mais eficiente em termos energéticos e, por conseguinte, mais amiga do ambiente. Marco Teles, gestor do Europe Direct Madeira

Por isso, o rumo encontra-se delineado para a neutralidade climática, que está prevista ser alcançada em 2050, algo que a Região também faz “parte da solução”.

O gestor do Europe Direct Madeira realça que existem, “com alguma frequência”, falhas que são apontadas ao projecto europeu, dando o exemplo do Brexit – saída do Reino Unido da União Europeia.

Através de um referendo realizado em 2016, mais de metade dos eleitores do Reino Unido votaram a favor da saída da União Europeia, após 40 anos como membro. A saída foi oficializada a 31 de Janeiro de 2020. Na altura, Marco Teles explica que alguns diziam que esta saída seria o ‘início do fim’.

A União Europeia não se fez num dia, nem se fez apenas com ventos favoráveis. Bem pelo contrário! Foram muitas as adversidades que surgiram no (longo) processo de construção europeia, desde logo, em 2020, com a primeira saída de um Estado-membro da sua organização. Seria “o início do fim”, diziam alguns. Mas o tempo encarregou-se de demonstrar que, nem o Reino Unido eclipsou-se, nem a UE esfumou-se. Houve sequelas, é certo, mas também houve a capacidade de nos adaptarmos aos “novos tempos” com perspicácia e tenacidade.  Marco Teles, gestor do Europe Direct Madeira

A pandemia, a emergência na resposta à crise climática, a guerra na Ucrânia e a nova crise da inflação são também problemas apontados. “Quero apenas com isto relembrar que, estes foram/são problemas reais de difícil resolução e que puseram/põem à prova a resiliência do projecto europeu, das suas instituições e dos seus 27 estados-membros”, explicou.

Para assinalar a efeméride, o Europe Direct Madeira, em parceria com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos promove, pelas 9h30 de hoje, no Museu da Imprensa da Madeira, o fórum ‘Europa, uma união na diversidade?’.

Ainda no âmbito do Dia da Europa, vai realizar-se na Escola Básica com Pré-escolar e Creche dos Louros uma conferência subordinada ao tema, pelas 10 horas.

O evento tem como preletor o antigo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, figura decisiva no processo autonómico e na integração europeia da Região Autónoma da Madeira.

O foco da conferência será o impacto económico e social da integração de Portugal na União Europeia, mais concretamente a Região Autónoma da Madeira.

OUTROS EVENTOS REGIONAIS

- 9h00 - Reunião Plenária na Assembleia Legislativa da Madeira;

-10 horas - Reabertura do Museu de História Natural do Funchal 

Após ter sido encerrado ao público no dia 4 de Maio deste ano, devido ao combate a infestações de pragas às estruturas em madeira do Palácio de São Pedro e ao espólio do MHNF, o museu volta a reabrir.

-10 horas - 'Secretaria em Movimento' chega ao Funchal

A Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania leva a cabo a iniciativa 'Secretaria em Movimento + Perto de Si'. A actividade começa com uma reunião entre a secretária regional, Rita Andrade, acompanhada pelos dirigentes dos serviços que tutela, o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, que acolhe a iniciativa, e as forças vivas do concelho, nomeadamente, entidades empregadoras locais e dirigentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Entre as 10 horas e as 14h30, os vários serviços da Secretaria estarão presentes na Câmara Municipal do Funchal, com balcões de atendimento personalizado, num formato de proximidade, com o objectivo de esclarecer a população no que diz respeito a questões relacionadas com o Emprego, a Segurança Social, os Assuntos Sociais, o Trabalho e a Ação Inspectiva.

- 11h30 - Entrega de certificados de uma acção de formação de aperfeiçoamento para bordadeiras.

O secretário regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, participa na sessão de entrega de certificados de uma acção de formação de aperfeiçoamento para bordadeiras, que decorrerá no edifico do IVBAM, na Rua Visconde de Anadia.

São cerca de 20 as bordadeiras de casa, com idades compreendidas entre os 40 e os 50 anos, naturais dos concelhos do Funchal e Câmara de Lobos, que participam neste projecto de aperfeiçoamento das diferentes técnicas utilizadas no Bordado Madeira, executada e realizada sob a orientação da Ana Luisa Santos.

- 14h15 - Conferência intitulada 'Segurança Rodoviária: Uma Responsabilidade de Todos!', na Sala da Assembleia Municipal do Funchal;

- 14h30 - Apresentação do relatório - Comissão parlamentar de inquérito sobre "obras inventadas" na Madeira

- 18h00 às 22h00 - Atlântico Padel Tour, nos Jardins Panorâmicos;

- 19h00 - Concerto de Sandra D'Oria Band, no auditório do Jardim Municipal.

Sandra d'Oria, cantautora madeirense, apresenta o espectáculo de 'Sandra d'Oria Band' um percurso desde os anos 70 até hoje. A banda é composta por 6 elementos, Sandra d'Oria na voz principal, Filipe Gouveia no baixo, Lee Jones na guitarra e nas vozes, Sílvia Jesus no saxofone, William Ramos nas teclas, e Francisco Coelho na bateria.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 9 de Maio. Este é o centésimo vigésimo nono dia do ano. Faltam 236 dias para o final de 2023.

1502 - O navegador Cristóvão Colombo larga do porto de Cádis, em Espanha, na quarta e última viagem ao Novo Mundo.

1858 - Nasce Ricardo Jorge, médico, escritor, investigador, fundador do Instituto Nacional de Saúde.

1918 - Sidónio Pais é proclamado presidente da República Portuguesa.

1945 - Manifestação, em Lisboa, pela vitória aliada na II Guerra Mundial. Concentração no Largo do Rato com percurso pelas embaixadas dos EUA, do Reino Unido e da França.

1950 - Robert Schuman, ministro dos Assuntos Externos francês, propõe a criação de uma autoridade comum para regular a indústria do carvão e do aço na Alemanha Ocidental e em França. É o primeiro passo político para a União Europeia.

1988 - Sai o número zero do semanário "O Independente".

2018 - O Tribunal Constitucional espanhol suspende a lei aprovada pelo parlamento da Catalunha que permitia a investidura à distância de Carles Puigdemont como presidente do governo regional catalão. 

2019 - Os líderes da União Europeia a 27 adotam, na Roménia, a "Declaração de Sibiu" sobre o futuro da Europa, na qual assumem 10 compromissos, garantindo que permanecerão "unidos, para o melhor e para o pior".

2022 - Morre José Emílio Campos Coroa, médico, antigo presidente da Académica, entre 1995 e 2022. Aos 67 anos

PENSAMENTO DO DIA

De todas as coisas que possas usar, a tua expressão é, seguramente, a mais importante John Ruskin (1819-1900), escritor e crítico de arte britânico.