Fact Check Madeira

Este é o primeiro constrangimento do ano no Aeroporto da Madeira?

None

Esta terça-feira, 9 de Maio, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, à margem de uma visita a uma unidade de alojamento local em Machico, foi questionado sobre os constrangimentos que se fazem sentir no Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo causados por vento forte. Na ocasião disse que “este ano, desde Janeiro, ainda não tivemos nenhum contratempo”. Será esta afirmação verdadeira?

“O plano de contingência é ver se o vento abranda para os aviões poderem aterrar”

Albuquerque admite que contra o vento forte não se pode fazer nada

Orlando Drumond , 09 Maio 2023 - 13:02

Limitações no Aeroporto da Madeira não são uma novidade para quem tenta sair ou chegar à ilha. Esta semana várias aeronaves ‘andaram às voltas’ à espera que o vento dê-se tréguas, onde algumas tiveram de divergir e tantos outros voos acabaram por ser cancelados.

Perto de 60 voos já foram cancelados no Aeroporto da Madeira

O forte vento sentido em Santa Cruz continua a causar grandes constrangimentos na operação aérea

Carolina Rodrigues , 09 Maio 2023 - 12:36

Numa rápida pesquisa pelo arquivo do DIÁRIO é possível verificar que nos meses de Fevereiro, Março e Abril (sem contar com Maio) existiram algumas situações que dizem respeito a "contratempos" no aeroporto.

Comecemos por Fevereiro. Neste mês foram escritas notícias a dar conta de restrições na infraestrutura localizada em Santa Cruz. A primeira, publicada no dia 14, refere ‘Dezenas de aviões divergidos e 30 voos cancelados’.  A má visibilidade provocada por uma bruma foi a razão apontada.

Já no dia 16 é noticiado que devido a vento forte alguns aviões não conseguiram pousar em solo madeirense.

O mesmo aconteceu a 18 de Fevereiro em que, por exemplo, na capa do DIÁRIO, foi destacado o facto do jogo entre o Marítimo e o Portimonense ter sido adiado, pois a equipa verde-rubra não conseguiu sair da ilha. Nesse mesmo dia 10 voos foram cancelados e 13 divergidos.

Na pesquisa relativamente ao mês de Março foram encontradas duas notícias: uma que dá conta que apesar das condições atmosféricas serem favoráveis, “alguns voos com destino ao Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo enfrentaram dificuldades à chegada”. O vento forte volta a ser notícia, pois sete voos foram desviados e 15 voos cancelados.

A concluir, no mês passado o vento voltou a ser protagonista do 'desespero' daqueles que pretendiam sair ou chegar à Madeira.

Assim, é possível concluir, primeiramente, que Janeiro foi, até ao momento, o mês em que não foi registado qualquer constrangimento aeroportuário e que nos restantes meses foram diversos os voos cancelados, divergidos e que esperaram por uma aberta para aterrar.

Desta forma, é falso que este seja o primeiro transtorno registado este ano no aeroporto.

Nos meses de Fevereiro, Março e Abril foram registados transtornos que impossibilitaram aeronaves de aterrar e levantar voo no Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo. Por isso, é falso que este seja o primeiro "contratempo" de 2023.