Madeira

Santa Cruz investe mais de 21 mil euros em medicamentos e bens para Centro de Recolha Animal

Município tem dezenas de cães e gatos à sua responsabilidade no espaço localizado nas Eiras, em Santa Cruz

None

A Câmara Municipal de Santa Cruz vai investir mais de 21 mil euros para garantir o fornecimento contínuo de medicamentos e bens essenciais para o Centro de Recolha Oficial de Animais de Santa Cruz, localizado nas Eiras, em Santa Cruz, junto ao Complexo Desportivo Bráulio França.

O contrato, publicado em Fevereiro, diz respeito a serviços referentes ao ano de 2023 e foi adjudicado à empresa Mamepe, Comércio de Medicamentos e Produtos Veterinários, Lda, a única entidade concorrente. Este investimento pretende responder às necessidades de dezenas de cães e gatos que se encontram sob tutela do município, muitos com idade já avançada.

A estes 21.067 euros contratualizados acresce ainda a taxa de IVA em vigor, sendo que o contrato foi adjudicado pelo valor base do concurso, lançado em Novembro do ano passado. Fazem parte dos medicamentos e bens contratualizados, entre outros, as vacinas antirrábicas para cães e gatos com imunidade para 3 anos; Vacina para cães contra a Esgana, Hepatite Infeciosa canina, Parvovirose, Parainfluenza, Adenovirus tipo 1 e 2, Leptospirose; Colírio de Cloranfenicol 8mg/ml;  Moxidectina suspensão injetável subcutânea 10g; seringas; agulhas; ligaduras; adesivos; água oxigenada; algodão; creme coadjuvante no tratamento de feridas; spray desparasitante Fipronil 0,25g/100mI; teste rápido para diagnóstico de FeIV e Fiv;  teste rápido para diagnóstico de Parvovirose; pílula contraceptiva para cadelas e para gatas; luvas; Fios de sutura absorvíveis, esterilizados para cirurgia de tecidos moles de diferentes tamanhos; desparasitantes; shampoo; coleiras; trelas; microchips para implementação subcutânea; Jaulas de transporte para gatos e cães de diversos tamanhos; instrumentos de castração; e produto para eutanásia em cães e gatos.

CRO Santa Cruz esterilizou 619 animais em 2022

O Centro de Recolha Oficial de Santa Cruz, ao longo do ano de2022, esterilizou um total de 619 animais. Destes 391 foram ao abrigo do protocolo com a AMRAM e 228 à responsabilidade da Câmara Municipal de Santa Cruz. Os serviços camarários, nesse ano, recolheram da via pública um total de 298 animais.

A autarquia realizou 10 campanhas de vacinação antirrábica, que contribuíram também para o facto de terem sido vacinados contra a raiva 542 animais.

Foram adoptados 435 animais que se encontravam à responsabilidade da autarquia. As instalações estão repletas de animais que procuram uma nova família, sendo que alguns deles estão nesse espaço há vários anos.

Eis alguns que continuam à espera de uma família responsável:

No relatório sobre a gestão do CRO, refere-se que a eutanásia é decidida pelos médicos veterinários, em total respeito pelos critérios legais, respeitando as normas e de acordo com o estado clínico do animal em causa.

Movimento de Animais em 2022

Animais vacinados contra a raiva Animais recolhidos Animais adoptados Animais esterilizados
542 298 435 619