Madeira

Bispo do Funchal ‘lava pés’ a seis jovens que vão às Jornadas Mundiais

Nas cerimónias de logo à tarde D. Nuno Brás vai, também, lavar os pés a seis irmãos da Confraria do Santíssimo Sacramento

Cerimónia insere-se na Missa da Ceia do Senhor, cujo início está apontado para as 17h30, na Sé do Funchal. 
Cerimónia insere-se na Missa da Ceia do Senhor, cujo início está apontado para as 17h30, na Sé do Funchal. , Foto Hélder Santos/Aspress/Arquivo

Têm início hoje as principais celebrações religiosas que marcam a celebração da Páscoa no seio da Igreja Católica. Um desses momentos acontece às 17h30, com a missa da Ceia do Senhor, na Sé Catedral, que será celebrada pelo Bispo do Funchal.

No decorrer da celebração litúrgica, D. Nuno Brás irá simbolicamente lavar os pés seis jovens madeirenses que vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, a ter lugar em Lisboa, entre 1 a 6 de Agosto próximos.

Para completar a analogia com os 12 apóstolos que se sentaram à mesa com Jesus, para a última ceia, serão também chamados ao ‘lava pés’ seis irmãos da Confraria do Santíssimo Sacramento.

A escolha destas 12 pessoas não foi feita ao acaso, conforme deu conta ao DIÁRIO o cónego Marcos Gonçalves. Segundo o responsável pelo Gabinete de Comunicação da Diocese do Funchal, também ele pároco da Sé, “aproximam-se as Jornadas Mundiais que acontecem este ano no nosso país, e digamos que os jovens estão a mobilizar-se e a fazer essa caminhada de preparação para a sua participação, e por isso faz todo o sentido fazer um gesto que chame a atenção e que os inclua neste gesto do serviço, da fraternidade e do amor, que significa todo este gesto”.

Quanto aos irmãos da Confraria do Santíssimo Sacramento, a escolha justifica-se porque “também é importante chamar a atenção para a importância que se deve dar às Confrarias do Santíssimo Sacramento, que têm um papel de relevo nas nossas festas e arraiais, ao longo de todo o Verão, nessas que são, igualmente, a celebração do corpo de Deus nas paróquias”, justificou Marcos Gonçalves.

Eu penso que todas estas polémicas, evidentemente que todos nós sofremos, é evidente que nos envergonhamos, mas também a Igreja sempre viveu momentos de purificação, por isso isto nunca é o fim, mas algo que nos deve ajudar a pensar e a reflectir para que possamos ser mais de Deus, mais Santos… Penso que o povo de Deus conhece os seus sacerdotes, estão muito próximo deles e eles estão com o seu povo, com as suas comunidades, por isso as pessoas também percebem que a normalidade não é haver abusadores entre nós, a normalidade é haver comunidades cristãs, que celebram e que ultrapassam os seus problemas juntos, dialogam. Essa é a normalidade bonita das nossas comunidades cristãs, e por isso as pessoas compreendem as notícias e a realidade que às vezes é triste, mas também compreendem e sentem-se muito próximas dos seus sacerdotes e de Deus. Cónego Marcos Gonçalves, responsável pelo Gabinete de Comunicação da Diocese do Funchal

Ainda sobre a missa de logo à tarde, que é celebrada em todas as paróquias, o sacerdote destaca que este momento serve para “recordar e agradecer a Deus três grandes dons”, especificando tratar-se do dom da Eucaristia, já que foi nessa última ceia que foi instituída a sua celebração; do dom da instituição do sacerdócio, promovendo, de certa forma, a pastoral das vocações; por último, com o gesto do lava pés, temos a “vida feita dom, feita serviço”, sem não vive para si mesma, mas antes “em relação com os outros e com Deus”.

Tal como tem acontecido nos anos anteriores, o pároco da Sé acredita que muitos serão os madeirenses que vão participar nesta e nas demais celebrações pascais, esperando uma Catedral repleta de gente, relegando para segundo plano as polémicas em que a Igreja tem estado envolvida, a propósito dos abusos de membros do clero a crianças e jovens.

Antes disso, pelas 11 horas, D. Nuno Brás presidirá à Missa Crismal, que contará com a participação de todos os sacerdotes da Diocese, mostrando a “unidade” e a “fraternidade”, conforme notou Marcos Gonçalves. Esse momento ficará, igualmente, marcado pela renovação das promessas sacerdotais do clero regional, ocasião que servirá, também, para a bênção dos óleos que, ao longo de todo o ano, serão utilizados na celebração dos sacramentos nas diversas paróquias da Madeira e do Porto Santo. Segue-se um almoço no Seminário do Funchal, antes da já referida Missa da Ceia do Senhor.

Tríduo pascal com grande participação da população

Ao DIÁRIO, Marcos Gonçalves aproveitou a ocasião para salientar a importância do tempo que é vivido e celebrado por ocasião da Páscoa, alicerçado que está em quatro grandes momentos, que no seu conjunto é referido como ‘Tríduo Pascal’, por vezes apontado como ‘Tríduo da Paixão e Ressurreição do Senhor’.

Inicia-se com a Missa da Ceia do Senhor e prossegue na Sexta-feira da Paixão, único dia em que não há missa e tem momento alto na adoração da cruz, seguida, em algumas paróquias, da Procissão do Enterro do Senhor. 

No Sábado Santo, tem o seu centro na Vigília pascal, apontada para as 21h30, na Sé, que tem quatro grandes momentos, como sejam, o rito da luz (o sírio pascal entra, representando Cristo ressuscitado, e todas as velas que os fiéis tenham são acesas a partir dessa luz primordial), o baptismo de cinco adultos  e termina nas Vésperas do Domingo da Ressurreição, renovação das promessas do baptismo e termina com a celebração da Eucaristia.

D. Nuno Brás baptiza e crisma quatro adultos na vigília da Páscoa

O bispo do Funchal, D. Nuno Brás, vai baptizar e crismar quatro adultos na vigília da Páscoa.

No Domingo de Páscoa, entre todas as celebrações que marcam este dia, destaque para a Procissão da Ressurreição, que percorre as principais ruas da baixa da cidade, levando a Custódia, com o Santíssimo Sacramento, para abençoar a população e a localidade. Este ritual está agendado para as 10h30 e costuma atrair, sempre, “um mar de gente”. “Tal como no Natal, estas grandes celebrações são sempre muito participadas e mesmo muita gente que não vai à missa ao longo do ano, pelo menos na Páscoa e no Natal participam. Por isso é, também, um momento muito bonito de acolhimento”, reconhece Marcos Gonçalves.

Conheça as iniciativas que marcam a agenda de hoje

Desporto

As férias da Páscoa são, habitualmente, escolhidas para a realização de torneiros de futebol de crianças e jovens. É o caso do Torneio Internacional Marítimo Centenário, que tem jogos agendados para hoje, entre as 9 e as 18 horas, no Complexo Desportivo do Marítimo e no Campo da Imaculada Conceição.

O mesmo acontece com o São Vicente Cup, que decorre, até ao próximo sábado, no Estado dos Juncos, em São Vicente.

Saiba o que marcou este dia 6 ao longo dos tempos:

1384 - Trava-se a Batalha dos Atoleiros, com Espanha, no âmbito da guerra pela independência portuguesa.

1385 - João I, Mestre de Avis, é aclamado rei de Portugal.

1814 - Luís XVIII sobe ao trono, restaurando a monarquia francesa.

1909 - O almirante norte-americano Robert Peary e o explorador Mathew Henson são as primeiras pessoas a atingirem o Pólo Norte.

1917 - Grande Guerra 1914-1918. O Congresso norte-americano declara guerra à Alemanha.

1941 - II Guerra Mundial. Tropas alemãs invadem a Grécia e a Jugoslávia. É ordenada a deportação de mais de 150 mil judeus, residentes nos dois países.

1944 - II Guerra Mundial. Holocausto. As forças SS de Adolf Hitler, na França ocupada, fazem um "raid" nas principais cidades, para a captura de crianças judias. Serão deportadas.

1968 - Começa a chamada Primavera de Praga, na Checoslováquia.

1992 - Início da guerra da Bósnia. O ocidente reconhece a independência da República da Jugoslávia e atiradores sérvios abrem fogo sobre uma manifestação pela paz em Sarajevo, o que marca o início do cerco à capital que irá durar 43 meses.

2000 - É aprovado o diploma que reorganiza a investigação criminal, atribuindo à PSP, Polícia de Segurança Pública, e à GNR, Guarda Nacional Republicana, a investigação da pequena criminalidade.

2002 - Toma posse o XV Governo Constitucional, formado pela coligação PSD-CDS/PP, liderado pelo social-democrata Durão Barroso.

2005 - Morre, aos 81 anos, o príncipe Rainier, do Mónaco. Sucede-lhe o filho Alberto.

2007 - O Grupo Intergovernamental de Peritos sobre a Evolução do Clima alerta que cerca de 20 a 30 por cento das espécies vegetais e animais correm o risco de desaparecer se o aumento da temperatura mundial passar de 1,5 para 2,5 graus centígrados.

2011 - O ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos entende que Portugal tem de pedir ajuda imediata. Em resposta por escrito a perguntas colocadas pelo Jornal de Negócios, afirma que "é necessário recorrer aos mecanismos de financiamento disponíveis no quadro europeu".

- O primeiro-ministro, José Sócrates, anuncia ao país ao início da noite que Portugal dirigiu à Comissão Europeia um pedido de ajuda externa, juntando-se à Irlanda e à Grécia.

2013 - A Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Clubes de Futebol aprova, na generalidade, a proposta de alargamento do campeonato principal para 18 clubes, de forma a poder acolher o Boavista em 2013/2014.

Pensamento do dia:

"O amigo de glória vã, o hipócrita, o mundano tem os seus males por dentro, porque são verdadeiros; e os seus bens por fora, porque são imaginados e aparentes". Padre Manuel Bernardes (1644-1710), escritor português.