Madeira

Ex-padre Anastácio Alves acusado de 5 crimes de abuso sexual de menores

None

O Ministério Público acusou formalmente o ex-padre Anastácio Alves da prática de cinco crimes de abuso sexual de menores na Madeira. A informação foi avançada pelo jornal digital Observador e confirmada esta tarde ao DIÁRIO pela coordenadora do Ministério Público na Madeira, procuradora Isabel Dias. A acusação foi à revelia, pois desde 2018 que se desconhece o paradeiro do arguido.

O despacho de acusação, com data de 21 de Março de 2022, refere que o sacerdote terá abusado de uma criança de 13 anos em cinco situações distintas, em 2017. Os abusos terão ocorrido na casa da família da vítima, que onde Anastácio Alves por vezes ia jantar. O caso terá sido detectado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, quando o padre já estava a prestar serviço em Paris.

Anastácio Alves foi investigado pelo mesmo tipo de crime em 2007, tendo na altura a Diocese do Funchal decidido mudá-lo de paróquia. Numa segunda investigação, em 2008, acabou por mudar-se para a Suíça e depois para França (Paris). Só à terceira denúncia o bispo António Carrilho decidiu suspendê-lo de funções.

Em Maio de 2021, a Diocese do Funchal informou que o Papa Francisco acedeu ao pedido de dispensa das obrigações inerentes à Sagrada Ordenação, inclusive do celibato sacerdotal do padre José Anastácio Gouveia Alves.