5 Sentidos

Associação Xarabanda promove Repentismo na II Feira do Livro de Santa Cruz

None

A Associação Xarabanda promove, no próximo dia 24 de Abril, às 18 horas, na promenade dos Reis Magos, no Caniço, a 'Oficina de Repentismo', focada na música, canto e improviso. Esta é uma iniciativa integrada na II Feira do Livro de Santa Cruz.

A iniciativa será onduzida pelo professor e improvisador Roberto Moniz, assumindo-se como um contributo para a defesa e representação do património imaterial, no que diz respeito à área do repentismo, através da promoção da sua prática junto dos interessados.

De acordo com nota à imprensa, para Roberto Moniz, esta Oficina de Repentismo, a decorrer na feira do livro, assume especial importância, "na medida em que tem como objectivo dar a conhecer as práticas e os contextos do Despique e do Charamba, assim como, dar algumas dicas de como se tornar um improvisador/repentista, não só nos géneros tradicionais, mas acima de tudo saber construir texto rimando e usando a base musical que melhor se enquadrar no seu gosto musical".

Esta oficina vai permitir que os participantes criem quadras (texto improvisado), de acordo com o padrão de rima e métrica fornecido pelo formador. No final, os trabalhos serão expostos em modo de Cordel, fazendo lembrar a literatura de cordel (costume em que as folhas impressas eram apresentadas presas por presilhas em cordões para que o comprador pudesse escolher).

A oficina é de participação livre e, como “a improvisar é q’a gente s’entende”, estão todos convidados a se juntarem a nós.

Grupo Varejenta assinala 25 de Abril

Ainda integrada na programação da II Feira do Livro de Santa Cruz, o grupo Varejenta vai 'dar música' e assinalar a comemoração do 25 de Abril, com o reportório deste concerto a reflectir canções de Abril. 

Actualmente, o grupo Varejenta é composto por: Lara Nunes - Rajão, Carlota Freitas - Voz, Roberto Moniz - Viola d’Arame e Voz, Salvador França - Ukulele Baixo e Luís França - Cajon. Para este espetáculo são convidadas as vozes de Machetes de Machim e Orquestra de Ponteado, assim como alguns elementos intérpretes de cordofones madeirenses destes dois grupos.