Madeira

"Entrem com plena confiança e disputem cada bola como se fosse a última"

O antigo capitão do Nacional, Rubén Micael, dá a tática para o encontro desta tarde, frente ao Feirense

None

O Nacional recebe, ao final desta tarde, o Feirense, em mais uma jornada decisiva na luta pela permanência na II Liga. O jogo está marcado para as 18h00, com arbitragem de Bruno Vieira e transmissão na Sport TV +.

Com uma série de cinco derrotas consecutivas (Moreirense, Vilafranquense, Oliveirense, Braga e Penafiel), a formação madeirense procura inverter o ciclo negativo e conquistar também a quinta vitória no seu reduto esta temporada. No entanto, a missão que se avizinha não é de todo fácil, pois do outro lado vai estar uma equipa que também deseja dar continuidade ao seu momento positivo, em que vem de cinco partidas sem conhecer o sabor da derrota.

Confiante no regresso aos triunfos do Nacional está o seu antigo capitão Rubén Micael, que esta tarde irá estar presente nas bancadas da Choupana para ser mais uma voz de incentivo para dentro das quatro linhas. O madeirense, de 36 anos, garante que o único palpite que tem para o desfecho deste encontro é só a vitória dos alvinegros.

O meu palpite é só um, ganhar! Não importa saber por quantos é, só a vitória é que nos interessa e nada mais

Apesar de reconhecer que esta campanha "não tem sido boa" e que o calendário que falta até ao final da temporada é de elevado grau de dificuldade, o jogador que vestiu por 116 ocasisões a camisola do Nacional não tem dúvidas que a equipa vai sair vencedora e irá conseguir cumprir com o seu objectivo da permanência na Liga SABSEG.

Ainda faltam algumas jornadas para terminar e esperemos que nesta recta final os jogadores sejam capazes de inverter esta fase de resultados negativos. Todos os nacionalistas têm de estar confiantes na manutenção!

Com mais de 15 anos a dar toques na bola em vários estádios do país e do Mundo, e ainda com 16 internacionalizações pela Selecção Nacional, o experiente jogador madeirense dá a tática para que os seus antigos companheiros consigam hoje apresentar o melhor rendimento possível e quebrar com o ciclo negativo que atravessam.

Entrem com a plena confiança que têm tanta qualidade quanto a equipa adversária e que disputem cada bola como se fosse a última. Se fizerem isso, tenho a certeza que vão ganhar

Caso a equipa não consiga apresentar o seu melhor rendimento desde o apito inicial, Rubén Micael apela para que a formação liderada por Filipe Cândido não desespere. "Têm que manter a calma, unirem-se e fecharem todos os espaços, porque depois no momento certo vão estar a mandar no jogo", sublinhou.

Para os adeptos, o antigo médio também tem um pedido especial: "não deixem de apoiar a equipa!"

Tentem puxar o máximo pelos jogadores, porque neste momento o mais fácil é criticar. Faltam sete jornadas e todos os pontos são cruciais. Vendo o calendário que o Nacional ainda tem, com três jogos com candidatos à subida, isto dá para ver que não será fácil. Por isso, após uma série negra, é fundamental que quando algum jogador der um passo, falhar algum passe ou remate, que os adeptos tentem puxar e incentivar ao máximo para eles não irem abaixo.

O histórico nos encontros anteriores entre os dois conjuntos mostra que a equipa do Funchal e equipa de Santa Maria da Feira defrontraram-se em 26 ocasiões, com o Feirense a apresentar uma ligeira vantagem, com 8 vitórias, contra os 7 triunfos do Nacional.

No entanto, no Estádio da Madeira, os alvinegros têm tido a competência de fazer valer o seu estatuto de equipa da casa,  pois no duelos com os fogaceiros somam 5 triunfos em 11 partidas. Por sua vez, a equipa de Santa Maria da Feira conta apenas com 1 triunfo, que aconteceu na temporada de 1997/1998, quando ambos militavam na então II Divisão de Honra.

Actual forma das duas equipas:

Jogos Vitórias Empates Derrotas Golo average
Nacional
(15.º)
28 7 7 14 28-41
Feirense
(6.º)
28 10 11 7 35-29

"O Nacional vai ganhar esta esta sexta-feira", frisa Filipe Cândido

"Encaramos o jogo com o Feirense como uma final e queremos ganhar", diz João Aurélio

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:

0h00 - Saída da prova de 115 km do MIUT'2023, no Porto Moniz;

MIUT'2023 terá transmissão televisiva para todo o Mundo

O Madeira Island Ultra Trail (MIUT) tem ganho elevado reconhecimento internacional pela sua excelência organizativa, pelo que, este ano, a organização em estreita parceria com a empresa de comunicação BenefitSucess, fará com que o evento de trail running chegue aos quatro cantos do Mundo.

9h00 - Estreia no Porto do Funchal Navio Cruzeiro de luxo 'Le Bellot'

9h00 - Abertura do Festival Reservas da Biosfera, em Santana;

9h30 - Sessão de abertura da 1.ª edição do 'FALEMOS' – Festival do Livro e da Leitura da Madeira, com a presença de Eduardo Jesus, no Arquivo e Biblioteca da Madeira;

1.º Festival do Livro e da Leitura da Madeira decorre até sábado

'FALEMOS' começa hoje com actividades destinadas às escolas

9h45 - PSD - Madeira realiza Jornadas Locais Machico e workshop sob o tema 'Turismo como alavanca da economia local', na sede da concelhia do PSD;

10h00 - Abertura de uma sessão sobre mobilidade eléctrica, uma iniciativa que abrange todo o território nacional, com a presença de Rui Barreto, Pedro Calado, Jorge Delgado, bem como do presidente da MOBI.E, Luís Barroso, na Câmara Municipal do Funchal;

11h00 - ‘Muro da Alegria’, uma iniciativa organizada pela Casa do Povo de São Roque, com a presença de Rita Andrade, no adro da igreja de São Roque;

12h00 - JPP realiza iniciativa política na Assembleia Legislativa da Madeira;

12h00 - Comitiva de investidores (chinesa de governantes e empresários oriundos da Província Autónoma de Jiang Su) estrangeiros na RAM para conhecer vantagens do mercado madeirense. De manhã, visitam a Zona Franca Industrial e, na parte da tarde, visitam o Terminal de Cruzeiros do Funchal, a Unidade Autónoma de Gás dos Socorridos e a empresa ACIN;

12h00 - Miguel Albuquerque, visita as obras de adaptação da piscina da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva para pavilhão multiusos.

12h00 - PS Madeira visita Centro Comunitário da Vargem, da Associação 'Garouta do Calhau', com a presença de Sérgio Gonçalves;

12h00 - CDU promove iniciativa política no âmbito da campanha “Mais Força aos trabalhadores” uma jornada de contacto com os trabalhadores da Autarquia Funchalense, junto às oficinas da Câmara Municipal, na Fundoa;

12h30 - Apresentação do ‘Projecto Bem-estar Psicológico no Sistema de Protecção’ , com a presença de Rita Andrade, no auditório da Segurança Social da Madeira;

14h00 - Abertura oficial do Festival das reservas da Biosfera, no átrio do salão nobre da Câmara Municipal de Santana;

15h00 - Reunião da Assembleia Intermunicipal da AMRAM - Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, 

15h30 - 'Conferências de Última Hora', realizada pelo Centro de Química da Madeira da UMa e a conferência intitulada 'Naftoquinonas: Ocorrência, Síntese e Importância Biológica Incluindo Usos Medicinais', na sala do Senado, do Campus da Penteada;

'Conferências de Última Hora' do Centro de Química da Madeira agendadas para esta sexta-feira

O Centro de Química da Madeira (CQM) realiza, esta sexta-feira, 21 de Abril, duas 'Conferências de Última Hora', a partir das 15h30, na Sala do Senado, situada no piso - 2 do Campus da Penteada.

16h30 - Abertura da exposição temporária ‘InSetos’, no Museu de História Natural;

Museu de História Natural do Funchal com nova exposição temporária

Na próxima terça-feira, 21 de Abril, pelas 16h30, o Museu de História Natural do Funchal inaugura a exposição temporária ‘InSetos’.

16h30 - Primeira edição do Evento Ferrari Owners na Região
              16h00 - Partida da garagem do Hotel Savoy , onde se encontra o seu Ferrari estacionado, com destino à Câmara Municipal do Funchal.
              16h30 - Carros em exposição  
              17h00 - Comitiva será recebida na CMF por Pedro Calado
              18h30 - Partida em Transfer para o hotel Savoy.
              21h00 - Jantar de boas-vindas patrocinado pelo Grupo Socicorreia, no Savoy Palace;

17h00 - Arranque do segundo dia do 'VivaCidade'
              17h00- Largo do Chafariz | Teatro Bolo do Caco 'Mercado das Botas'
              18h00 - Rua Imperatriz Dona Amélia | Tiago Sena Silva
              19h00 - Mercado dos Lavradores | Susana Andrade
              21h00 - Praça Amarela | Supernatural Jazz Quintet 

Evento ‘VivaCidade’ pretende dinamizar comércio e trazer pessoas para o centro do Funchal

O ‘VivaCidade', dinamizado pela Câmara Municipal do Funchal (CMF), decorrerá de quinta-feira a sábado.

18h00 - Mercado de Automóveis Usados, com a visita Cristina Pedra, no Madeira Tecnopolo.

19h00 - Apresentação do Livro 'Virar a Página', na FNAC, no Madeira Shopping;

19h00 - Apresentação Cadernos de Paz 'Haverá Guerras Justas', na Assembleia Municipal da CMF

19h00 - Rita Andrade participa na Expo-Tropical, um evento da Casa do Povo de Santa Maria Maior, na Praça do Povo, no Cais 8.

19h30 - Apresentação da HUG-Rede Internacional de teatro e comunidade e Artes Participativas, na sede da associação Olho.te

20h00 - Tertúlia 'A Banda, mais do que uma Filarmónica', na sede da Banda Municipal do Funchal;

Grémio Literário da Madeira realiza mais uma tertúlia

O Grémio Literário da Madeira realiza mais uma das suas tertúlias, já no próximo dia 21 de Abril, pelas 20h00, na Sede da Banda Municipal do Funchal, desta vez sob o tema 'A Banda, mais do que uma Filarmónica'.

21h00 - Apresentação de Disco Original 'Trilogia das Sombras' da dupla Mano a Mano, no Teatro Municipal Baltazar Dias;

Guitarristas Mano a Mano editam disco-livro inspirado na arte de Lourdes Castro

A forma da artista plástica Lourdes Castro encarar a vida e a arte serviram de inspiração aos guitarristas André e Bruno Santos para o álbum-livro que editam esta semana, com a participação do teólogo e poeta Tolentino de Mendonça.

EFEMÉRIDES:

753 a.C.- Fundação de Roma por Rómulo, segundo a tradição.

1500 - A armada de Pedro Álvares Cabral avista terras de Vera Cruz.

1509 - Henrique VIII sobe ao trono de Inglaterra.

1910 - Morre o escritor norte-americano Samuel Langhorne Clemens, Mark Twain, autor de "As Aventuras de Tom Sawyer". Tinha 74 anos.

1914 - Apresentação parlamentar do projeto de Lei que prevê o estabelecimento da indústria siderúrgica em Portugal.

1956 - O Egito, a Arábia Saudita e o Iémen assinam a aliança militar, em Jedda.

1960 - É inaugurada a cidade de Brasília, nova capital do Brasil, projeto do arquiteto Óscar Niemeyer.

1967 - Golpe de Estado na Grécia. Militares tomam o controlo do país.

1974 - Sob coordenação de Vítor Alves, é concluída a versão final do Programa do Movimento das Forças Armadas.

1975 - Criação do cargo de Provedor de Justiça, pelo Decreto-Lei n.º 212/75, de 21 de abril.

1985 - Morre o Presidente eleito do Brasil, Tancredo Neves, dois dias antes da tomada de posse. Tinha 75 anos.

1989 - Decorre, em Lisboa, a primeira manifestação de agentes da PSP, Policia da Segurança Pública, que termina em confrontos com o Corpo de Intervenção da própria polícia.

           - A Nintendo lança a consola portátil Game Boy, desencadeando uma série de edições que banalizam os videojogos em suportes portáteis.

1996 - João Proença é eleito secretário-geral da UGT, União Geral dos Trabalhadores, sucedendo a Torres Couto.

2000 - A Duma, câmara baixa do parlamento russo, ratifica o Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares.

2002 - O gaulista Jacques Chirac e o candidato de extrema-direita Jean-Marie Le Pen passam à segunda volta das eleições Presidenciais francesas.

2003 - Morre a pianista, compositora e cantora de jazz norte-americana Nina Simone. Tinha 70 anos.

2004 - É assinado o contrato de aquisição de dois submarinos para a Marinha Portuguesa ao consórcio alemão GSC (German Submarine Consortium), por 770 milhões de euros.

2005 - O Congresso espanhol aprova a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. 

2006 - Apresentação da Rede de Cuidados Continuados de Saúde.

2007 - Paulo Portas vence as eleições diretas para a presidência do CDS-PP, com 74,6 por cento dos votos.

2009 - Conferência da ONU, Organização das Nações Unidas, em Genebra, designada Durban II, aprova, por aclamação, a Declaração final sobre o racismo.

2011 - Morre, com 50 anos, o músico Zé Leonel, um dos fundadores dos Xutos & Pontapés e dos Ex-Votos.

2013 - Carlos Silva é eleito secretário-geral da UGT, União Geral dos Trabalhadores.

2015 - O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas, ONU, para os Refugiados confirma que 800 imigrantes morreram no naufrágio de uma traineira, ocorrido dois dias antes, no mar Mediterrâneo, depois de falar com os sobreviventes do desastre.

2016 - Morre, aos 57 anos, o músico e compositor norte-americano Prince Rogers Nelson, conhecido como Prince.

2019 - Oito explosões no Sri Lanka matam pelo menos 290 pessoas, entre as quais um português residente em Viseu, e provocaram mais de 500 feridos.

2020 - O Supremo Tribunal dos Países Baixos aprova a eutanásia em pessoas com demência avançada, mesmo que já não consigam reiterar o seu desejo, num esclarecimento jurídico resultante de um julgamento sem precedentes na Holanda.

2021 - O pai e a madrasta de Valentina são condenados pelo Tribunal de Leiria a 25 anos e a 18 anos e nove meses de prisão, respetivamente, pela prática de vários crimes, entre os quais homicídio qualificado.

2022 - Covid-19: A ministra da Saúde, Marta Temido, anuncia que o uso da máscara deixa de ser obrigatória, à exceção dos locais frequentados por "pessoas especialmente vulneráveis". A apresentação do certificado digital Covid-19 ou um teste à covid-19 negativo também deixam de ser necessários para entrar em lares e visitar doentes nos hospitais.

          - O Presidente ucraniano, Volodomyr Zelensky, discursa por videoconferência perante o parlamento português e pede apoio militar e diplomático, numa sessão solene de boas-vindas com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa.

PENSAMENTO DO DIA:

A história da humanidade está a tornar-se, cada vez mais, numa corrida entre a aquisição de conhecimentos e a catástrofe HG Wells (1866-1946), escritor e historiador britânico