5 Sentidos

2.ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz com programação inovada e reforçada

None

A 2.ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz, apresentada hoje na Casa da Cultura, vai realizar-se na Promenade dos Reis Magos, entre os dias 20 e 25 de Abril. Esta edição apresenta um reforço na programação e várias novidades.

A feira decorre sob o tema 'Para Cima e Não para Norte', título pedido de empréstimo a um livro da escritora Patrícia Portela, que marcará presença nos dois primeiros dias da feira com um ‘Workchoque para gente rebelde’, dedicado ao público mais jovem, e uma conversa literária, moderada por Sofia Escourido, editora e especialista em literatura contemporânea

Durante a apresentação foram estacadas algumas das novidades, nomeadamente sessões de cinema ao ar livre no recinto da feira, numa parceria com o Funchal Screenings. São filmes baseados em obras literárias, com destaque para ‘Os anos super 8’, realizado por Annie Ernaux, vencedora do Nobel da Literatura no ano passado.

O evento literário voltará este ano a marcar os 49 anos do 25 de Abril.

Já no dia 24 haverá um concerto com o cantor Fernando Tordo, seguindo-se de um espetáculo pirotécnico.

Fernando Tordo traz ‘As Canções da Minha Vida’ à Madeira

O artista vem dar concerto à II Feira do Livro de Santa Cruz

João Filipe Pestana , 05 Abril 2023 - 12:30

No mesmo dia está prevista uma conversa em redor da liberdade com os jornalistas Jorge Sousa e Daniela Maria, o historiador Nelson Veríssimo e o padre José Luís Rodrigues.

A Feira do Livro de Santa Cruz volta associar-se às escolas do concelho, onde a organização prevê a passagem de 1.500 crianças, nesta edição. 

Há também reforço da presença de livreiros, dada a aposta ganha o ano passado.

O programa será diversificado, com várias oficinas criativas, apresentações de livros, dança, espectáculos de marionetas, teatro e encenações pelo Teatro Bolo do Caco, e Contar com Letras pelo Teatro Experimental da Camacha.

Nas novidades há ainda a destacar a Feira Arte ao Mar, pelo Coletivo Quimera, uma Oficina de Repentismo por Roberto Moniz, e a apresentação de um livro, produção da Divisão de Cultura de Santa Cruz, que sensibiliza para a questão animal.

Na música, 'Entre Música e Poesia' por Joana Alegre, André Santos e Vicente Palma, no dia 20, e as canções de intervenção, por Varejenta e Convidados, no dia 25. 

Na apresentação, a vice-presidente da autarquia, Élia Ascensão destacou a aposta e reforço da programação, nomeadamente com a presença de um escritor nacional, Patrícia Portela, e de Fernando Tordo. Sublinhou, o carácter descentralizador da iniciativa, que tem como palco a cidade do Caniço.

Filipe Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, interveio e reforçou que esta Feira é mais um sinal da dinâmica que o concelho tem vindo a conquistar, reforçando a sua paragem obrigatória.