Madeira

Madeirense acusado de trazer 22 quilos de droga num carro vindo de Lisboa

A droga vinha escondida no forro de um Audi A3 que foi enviado de navio de Lisboa para a Madeira. FOTO ARQUIVO
A droga vinha escondida no forro de um Audi A3 que foi enviado de navio de Lisboa para a Madeira. FOTO ARQUIVO

Um arguido madeirense de 46 anos é acusado de ter comprado cerca de 22 quilos de droga em Lisboa, a qual escondeu no forro do habitáculo de um Audi A3, tendo depois enviado o automóvel para a Madeira por via marítima. Foi detido pela Polícia Judiciária na tarde de 13 de Julho de 2022, quando se preparava para recolher a viatura no porto do Caniçal. Ficou em prisão preventiva e tem julgamento marcado para 13 de Junho, no tribunal do Funchal (Edifício 2000).

De acordo com o despacho de acusação assinado pela procuradora Ana Pires, baseado na investigação da PJ, o homem, de apelido Silva e residente em São Roque, deslocou-se a Lisboa a 5 de Julho do ano passado. Alegadamente adquiriu 21,7 quilos de haxixe e 100 gramas de cocaína a uma pessoa que a PJ não conseguiu identificar. Terá também comprado um Audi A3 e escondeu a droga no seu interior, tendo deixado a viatura no terminal de Santa Apolónia no dia 6 de Julho, para embarque num navio de carga com destino à Madeira. Acontece que, no momento das verificações de segurança, os tripulantes do navio entraram no referido carro e aperceberam-se de um intenso cheiro a canábis, verificando, então, que na parte traseira da viatura o forro estava totalmente descolado da carroçaria, encontrando-se nesse espaço as embalagens de haxixe e cocaína. As autoridades policiais foram alertadas e monitorizaram o transporte do veículo, tendo procedido à detenção do seu proprietário na mencionada situação no porto do Caniçal.

No âmbito da investigação deste caso, os inspectores da PJ realizaram uma busca à residência do arguido, no Caminho da Igreja Velha, em São Roque, tendo ali encontrado uma estufa com seis plantas de canábis, com peso bruto de 600 gramas.

Vai agora a julgamento acusado do crime de tráfico de estupefacientes agravado.