Madeira

Praia Formosa terá parque público coberto com 280 lugares

Será criado um jardim público por cima do estacionamento com quase 40 mil metros quadrados

None

Câmara Municipal do Funchal prevê investir cerca de 3 milhões de euros na reabilitação do espaço

A cidade do Funchal terá dentro de dois anos um novo parque de estacionamento público localizado na Praia Formosa.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, 19 de Abril, pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, à margem de uma visita ao local da empreitada.

Trata-se de um terreno com 10 mil metros quadrados que será transformado num parque subterrâneo com 280 lugares, coberto com jardim. O estacionamento estará a 100 metros de distância da praia, com ligação pedonal à zona marítima.

O jardim público, que estará por cima do estacionamento, junto à promenade, será dos "maiores parques da Madeira com cerca de 40 mil metros quadrados", destacou Miguel Albuquerque. 

O projecto resulta de um acordo entre a Câmara Municipal do Funchal e o Grupo Pestana que permitiu a cedência ao interesse público de parte do terreno (com cerca de 15 mil metros quadrados) localizado na Praia Formosa. Apesar de o investimento ainda não estar concluído, Pedro Calado aponta que serão aplicados na totalidade cerca de 3 milhões de euros no empreendimento. 

O edil funchalense reiterou que a zona da Praia Formosa é dos madeirenses: "É de acesso público e gratuito à praia". 

Até Junho deste ano deverá ficar concluída a intervenção na promenade da Praia Formosa, que liga o Funchal e Câmara de Lobos. Já o parque de estacionamento e o jardim têm previsão para estarem concluídos dentro de dois anos. A gestão da infra-estrutura ficará a cargo da autarquia do Funchal e o acesso será público.