Madeira

Palácio de São Lourenço comemora 80 anos com entrada livre esta terça-feira

Saiba o que consta da agenda de hoje

None
Foto Aspress

A 18 de Abril assinala-se Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos

O Palácio de São Lourenço, que celebra este ano o 80.º aniversário da sua classificação como Monumento Nacional, associa-se à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, cujo tema em 2023 é ‘Património e mudança’, integrado na programação nacional deste evento, promovida pela Direcção-Geral do Património Cultural e pelo ICOMOS Portugal.

Assim, esta terça-feira haverá visitas autónomas ao Palácio e jardins às 10, 11 e 15 horas, sem necessidade de agendamento prévio. Como usualmente, a entrada é livre, estando a informação sobre o percurso disponível na App ‘Palácio de São Lourenço, em português, inglês, francês e alemão.

Pelas 15h30 realiza-se a visita orientada temática “Palácio de São Lourenço, Monumento Nacional em tempos de mudança”, antecedida de apresentação prévia.

A divulgação do tema ‘Património e mudança’ vem na sequência da preocupação manifestada pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, organização não-governamental mundial associada à UNESCO) e expressa na declaração de Emergência Climática em 2020, destacando o potencial do património enquanto "elemento de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação". Este será o fio condutor de um percurso que revisita a memória deste conjunto edificado, cuja origem remonta aos finais do séc. XV, alvo de sucessivas intervenções até ao séc. XX e que sente fortemente o impacto das alterações que testemunhamos no séc. XXI.

A entrada é livre, requerendo inscrição prévia pelo tel. 291202530 ou e-mail [email protected]

Palácio de São Lourenço, Monumento Nacional

Foi junto às Casas do Capitão João Gonçalves da Câmara, de finais do séc. XV, que nasceu a primeira fortificação da cidade, em meados do séc. XVI. Após o ataque da armada francesa que saqueou o Funchal e invadiu a Fortaleza em 1566, foram construídos quatro novos baluartes, um a Sudoeste e três a Norte, concluídos no séc. XVII. O andar nobre ou Palácio, virado ao mar, data do final do século XVIII.

Desde 1581 foi esta a residência dos sucessivos governadores e capitães generais da Madeira, cargo extinto em 1834, dando lugar a duas novas entidades, civil e militar, pelas quais estes edifícios foram divididos em 1836. Na área leste está actualmente o Comando da Zona Militar da Madeira. Na área oeste ficaram o “palácio do governo” e a residência privada do governador civil, hoje residência oficial do Representante da República.

Após uma grande intervenção no exterior e interior em 1938-39, depois de uma primeira classificação em 1941 o Palácio de São Lourenço tornou-se definitivamente Monumento Nacional em 1943, pelo Decreto 32.973, de 18 de Agosto, assinalando-se este ano o 80º aniversário dessa classificação. A área civil foi aberta ao público em 1995, após um processo de conservação e restauro do património móvel e imóvel, mantendo desde então uma actividade cultural regular.

[Fonte: Área Museológica do Palácio de São Lourenço do Gabinete do Representante para a República para a R.A.M.]

A propósito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos, que hoje se comemora, o Município de Santa Cruz, em parceria com o Teatro Bolo do Caco, realiza uma visita guiada e encenada ao Património Edificado do Centro Histórico da cidade.

A iniciativa, aberta a todos os interessados, visa “proporcionar uma aprendizagem de forma divertida num passeio teatral e histórico, e assim promover os Roteiros para o património edificado no Município De Santa Cruz”.

A investigação, criação, texto e direcção artística é de Xavier Miguel, com o apoio científico de Emanuel Gaspar.

Já o Instituto Superior de Administração e Línguas - ISAL promove dois eventos integrados na programação nacional do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023.

A primeira iniciativa, que ocorre pelas 18h30, é a inauguração da exposição colectiva do Polo da 5.ª Bienal Internacional de Arte de Gaia, que marca a estreia nas instalações do ISAL e tem a curadoria do artista plástico e docente Diogo Goes, director do Departamento de Ciências Humanas e Sociais. A mostra reúne cerca de duas dezenas de obras da autoria de Agostinho Santos, Fátima Spínola, Gonçalo Ferreira de Gouveia, Teresa Jardim, Violante Saramago Matos, entre outros artistas.

A bienal apresenta trinta e cinco exposições, em 15 cidades de todo o país, reunindo mais de três centenas de artistas internacionais. É uma iniciativa organizada pela Artistas de Gaia - Cooperativa Cultural CRL, com direcção de Agostinho Santos e conta com o apoio da Câmara Municipal de Gaia. O Polo do Funchal resulta de uma parceria com o ISAL. A exposição estará patente ao público até 8 de Julho, podendo ser visitada no horário de funcionamento da instituição de ensino superior. A entrada é livre.

O segundo evento da programação é a ‘TUR Senses Regional Conference: Heritage and Change’, que contará com prestigiados Keynote Speakers, professores universitários e investigadores das áreas das Artes e Humanidades e do Turismo, a saber: Gonçalo Ferreira de Gouveia, Luísa Paolinelli e Luíz Pinto Machado. A direcção está a cargo da vice directora-geral do ISAL, Sancha de Campanella, enquanto a moderação é incumbência de Diogo Goes, chair do evento.

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

09h00 A Assembleia Legislativa da Madeira reúne-se em sessão plenária, a partir das 9 horas. Entre outras propostas, será apreciada na generalidade o projecto de resolução, da autoria do CDS/PP, que “recomenda ao Governo da República que crie um contrato de transparência com os futuros pensionistas informando-os sobre a expectativa de pensão que receberão ao atingirem a idade legal de reforma”.

09h30 Sessão de apresentação do projecto VOLTURMAC (MAC 2014-20) que terá lugar na sede da ACIF – CCIM, no Funchal. O VOLTURMAC tem como objectivo contribuir para o fortalecimento da conservação, proteção, valorização, promoção e desenvolvimento do património natural e sociocultural, associado ao fenómeno vulcânico na Macaronésia, através do fortalecimento do Turismo de Vulcões.  

10h30 Assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal do Funchal, Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, Clube Desportivo São Roque e Grupo Desportivo Azinhaga – Centro de Recreio Popular, relativamente à cedência, utilização e manutenção do Polidesportivo de São Roque (conhecido por “Campo do Encontro”). Todas as semanas, estas duas instituições desportivas movimentam naquele espaço, cerca de 250 atletas. A cerimónia terá lugar no Clube Desportivo São Roque.

11h30 O Complexo Social da Santa Casa da Misericórdia do Funchal é apresentado, esta terça-feira, em cerimónia a decorrer nas instalações desta IPSS, localizada à Calçada de Santa Clara. O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará presente no evento que servirá para dar a conhecer o projecto, que prevê a construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), de um Centro de Dia, de Residências Assistidas e de uma área de serviços de saúde da Santa Casa da Misericórdia do Funchal, vocacionados para a Reabilitação Física da Pessoa Idosa.

Mais tarde, pelas 12h15, Miguel Albuquerque visita um evento promovido pela Start Up Madeira, na Reitoria da Universidade. Com efeito, no âmbito das actividades do consórcio eGames Lab e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, a Startup Madeira desenvolve o programa de aceleração internacional Gaming Startup Retreat – um programa que acolhe, durante 6 semanas, 9 startups internacionais.

Na parte da tarde, pelas 15h30, o chefe do Governo visitará a sala do futuro da escola Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, no Carmo, em Câmara de Lobos. Há 29 salas do futuro já instaladas nas escolas da RAM.

14h00 Reunião da 3ª Comissão Especializada Permanente de Recursos Naturais e Ambiente.

17h00 O Hotel Meliã Madeira Mare (Sala Funchal) acolheuma conferência de imprensa entre a Bolt Portugal e TáxisRAM.

CULTURA E ENTRETENIMENTO

19h00 A Galeria Anjos Teixeira, no Funchal, inaugura, hoje, a exposição 'Mulheres de Abril'.

Esta exposição marca o início de um conjunto de iniciativas promovidas pelo centro cultural e galeria (sita ao número 12 da Rua João de Deus), relativas às comemorações dos 50 Anos da Revolução de Abril de 1974, que decorrem a partir de Abril de 2023 e ao longo de 2024.

A mostra tema ainda a particularidade de ser feita com trabalhos artísticos de mulheres ligadas à Região Autónoma da Madeira.

DESPORTO

20h00 Os encontros da segunda mão dos quartos-de-final começam hoje, com o campeão em título Real Madrid a medir forças com o Chelsea. Do encontro entre o Nápoles e o AC Milan poderá resultar o adversário do Benfica. Isto se os ‘encarnados’ conseguirem, na quarta-feira, dar a volta ao resultado da 1.ª volta disputada no Estádio da Luz, frente ao Inter.

À mesma hora, o Al Nassr de Cristiano Ronaldo defronta o Al Hilal. A equipa de CR7 ocupa o segundo lugar do campeonato saudita, a três pontos de distância do líder Al Ittihad, orientado pelo treinador português Nuno Espírito Santo.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, Dia Europeu dos Direitos dos Doentes e Dia Nacional de Sensibilização para o fenómeno do Stalking:

1605 - Data provável de nascimento do compositor italiano Giacomo Carissimi, em Marini, Itália.

1792 - O poeta português Tomás António Gonzaga é condenado a degredo perpétuo, em Moçambique.

1835 - O Reino é dividido em 17 distritos administrativos, em concelhos e em freguesias ou paróquias.

- Em Portugal, cada distrito passa a ter um Governador Civil e cada governador civil é o chefe supremo da segurança pública.

- É fundado o jornal Açoriano Oriental

1842 - Nascimento do poeta e filósofo português Antero de Quental, em Ponta Delgada

1906 - Sismo em São Francisco, Califórnia, provoca incêndios na cidade e a morte de perto de 700 pessoas.

1925 - É declarado o estado de sítio em todo o país e são suspensas as garantias constitucionais, na sequência da tentativa de golpe militar chefiado por Sinel de Cordes, general monárquico, Filomeno da Câmara, capitão-de-fragata, Raul Esteves, tenente coronel e republicano conservador. Passados três meses a revolta surge da Marinha.

1928 - O engenheiro Duarte Pacheco, diretor do Instituto Superior Técnico, toma posse como Ministro da Instrução Pública.

1938 - Aparece, pela primeira vez, o Super-Homem, um dos super-heróis da cultura pop americana, na revista de banda desenhada Action Comics.

1946 - A Assembleia da Sociedade das Nações vota a dissolução da instituição fundada em 1920 e a transferência de todos os ativos para a Organização das Nações Unidas.

1947 - Realiza-se em Paris o primeiro congresso da Federação Internacional de Voleibol, em que participam Bélgica, Brasil, Checoslováquia, França, Holanda, Israel, Itália, Líbano, Polónia, Portugal, Roménia, Turquia, Uruguai e Estados Unidos da América. O francês Paul Libaud é eleito presidente.

1949 - É proclamada a República do Eire, Irlanda.

1951 - Morre o marechal Óscar Carmona, antigo Presidente da República portuguesa. Tinha 81 anos.

- A França, Alemanha Federal, Itália, Bélgica e Luxemburgo assinam, em Paris, o tratado fundador da primeira comunidade europeia, o Tratado do Carvão e do Aço (CECA).

1955 - Morre, com 76 anos, o físico e matemático Albert Einstein, fundador da Teoria Geral da Relatividade, Nobel da Física em 1921.

- Começa a Conferência Afro-Asiática de Bandung, Indonésia, que daria origem ao Movimento dos Países Não-alinhados.

1978 - O Senado norte-americano aprova a cedência gradual da soberania sobre o Canal do Panamá.

1980 - A Rodésia torna-se independente com o nome Zimbabué após 90 anos de colonização britânica.

1983 - Atentado suicida contra a Embaixada dos EUA em Beirute causa a morte de 62 pessoas.

1987 - Morre, com 86 anos, Cecil Harmsworth King, antigo editor britânico que fundou e dirigiu um império de 220 publicações, incluindo o jornal Daily Mirror.

1989 - Estudantes chineses do Movimento Pró-Democracia manifestam-se em frente à sede do Partido Comunista, em Pequim.

1993 - Início dos testes sobre a viabilidade da vacina contra a SIDA, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, que resulta da infeção causada pelo VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) desenvolvida pela universidade de Hannover, na Alemanha.

1995 - O Brasil ratifica o Acordo Ortográfico.

1996 - É aprovada a alteração à Lei de Bases do Sistema Desportivo, que permite aos clubes formarem sociedades com fins lucrativos.

1998 - Abre o alargamento da Linha Verde do Metro, em Lisboa, com a ligação Rossio-Cais do Sodré.

- O Partido Unionista do Ulster, principal partido da Irlanda do Norte, aprova o acordo de paz.

2002 - Morre, com 65 anos, Álvaro Guerra, escritor, jornalista e diplomata português, autor de "Os Mastins" e da trilogia "Café República", "Café Central" e "Café 25 de Abril".

2004 - O Governo espanhol ordena a retirada das tropas do Iraque.

- O Museu do Filme de Amesterdão anuncia a descoberta da única cópia existente no mundo de um filme mudo que reúne os atores Rudolfo Valentino e Gloria Swanson, desaparecido há 75.

- Vanessa Fernandes sagra-se pela primeira vez campeã da Europa de triatlo, em Valência.

2005 - Começa o Conclave para a eleição do sucessor do Papa João Paulo II.

- Morre, com 92 anos, Donald William Trevor Bruce, político trabalhista inglês, promotor do Serviço Nacional de Saúde no Reino Unido.

2006 - A coligação MDFM-PCD é proclamada vencedora das eleições legislativas em São Tomé e Príncipe.

2007 - O Senado espanhol aprova o novo Estatuto de Autonomia da região de Aragão.

- A UEFA, União das Federações Europeias de Futebol, atribui à Polónia e à Ucrânia a organização do Campeonato da Europa de futebol de 2012.

- O escritor moçambicano Mia Couto é distinguido com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007.

2012 - Partidos políticos da oposição e Comando Militar da Guiné-Bissau assinam um "acordo para a estabilização e manutenção da ordem constitucional".

2013 - O Governo anuncia ter aprovado uma redução dos limites de todos os programas orçamentais, com efeitos nas despesas com pessoal, bens e serviços e outras despesas correntes, em montantes variáveis, não especificados. Os subsídios de natal são pagos aos funcionários públicos em novembro, passando os duodécimos a dizerem respeito aos subsídios de férias e não de Natal.

- Um polícia é morto no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) num tiroteio com os supostos autores dos ataques na Maratona de Boston. Outro agente é ferido.

- A Coreia do Norte apresenta uma lista de condições para retomar o diálogo com Seul e Washington, da qual faz parte o fim das manobras militares conjuntas e o levantamento das sanções da ONU.

- Morre, com 70 anos, Storm Thorgerson, designer gráfico britânico responsável pela imagem de álbuns de nomes como Pink Floyd, Led Zeppelin, Peter Gabriel e Muse.

2014 - O Coliseu do Porto passa a ser conhecido como Coliseu Porto e o público passa a poder circular livremente entre espaços que nunca visitou, nomeadamente o Salão Ático, o Salão Jardim e a Sala Principal do Coliseu.

2015 - Morre, aos 91 anos, Rogério Hyndman Lobo, também conhecido por Sir Roger Lobo, empresário nascido em Macau, elemento ativo da vida pública de Hong Kong, tendo sido membro do Urban Council (câmara municipal), do Conselho Executivo e do Conselho Legislativo de Hong Kong.

2016 - O CaixaBank obtém 'luz verde' da CMVM, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, para lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre as ações do BPI, Banco Português de Investimento, que ainda não controla, oferecendo um preço de 1,113 euros por ação no anúncio preliminar da operação. 

- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o diploma que prevê a revisão das restrições dos direitos de voto nas instituições financeiras, alegando razões de "interesse nacional" e considerando que não interfere com operações em curso.

2017 - Morre, aos 89 anos, em Londres, Nona Liddell, violinista britânica e fundadora da London Sinfonietta e do English String Quartet.

- Morre, aos 86 anos, em Devon, no Reino Unido, Gordon Langford, compositor britânico e autor de "Colour Suite" e de bandas sonoras da BBC.

2019 - Termina a greve dos motoristas de matérias perigosas, depois de o sindicato e a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) terem chegado a um acordo em que se comprometem a concluir até 31 de dezembro um processo de negociação coletiva.

2020 - Na Madeira é anunciada uma cerca sanitária na freguesa de Câmara de Lobos. Recorde como foi:

- O Ministério do Interior de Moçambique decide expulsar Gilberto Aparecido dos Santos, conhecido como 'Fuminho', um dos traficantes de droga mais procurados pela justiça brasileira.

2021 - O Movimento para a Democracia (MpD), que tem como presidente Ulisses Correia e Silva, vence as eleições legislativas em Cabo Verde.

- AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham anunciam a criação da Superliga europeia, à revelia de UEFA, federações nacionais e vários outros clubes.

2022 - Morre, com 106 anos, Madalena Sá e Costa, violoncelista e pedagoga. Recebeu, entre outros, os prémios Orpheon Portuense (1939), Emissora Nacional (1943), Morrisson, da Fundação Harriet Cohen (1958), Guilhermina Suggia/Secretariado Nacional de Informação (SNI), em 1966.

PENSAMENTO DO DIA

Duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta Albert Einstein (1879-1955), cientista norte-americano de origem alemã

Este é o centésimo oitavo dia do ano. Faltam 257 dias para o termo de 2023.