5 Sentidos

1.º Festival do Livro e da Leitura da Madeira decorre até sábado

'FALEMOS' começa hoje com actividades destinadas às escolas

None

A 1.ª edição do Festival do Livro e da Leitura da Madeira - 'FALEMOS' - começa hoje, dia 20 de Abril, com actividades destinadas às escolas, mediadas pela autora e ilustradora Joana Estrela, e uma sessão especial para bebés, dinamizada pelo projecto cultural Apanha-Palavras.

O evento, promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), decorre até ao próximo sábado.

Amanhã, dia 21 de Abril, decorre o encontro 'Conversas sobre Literatura, Leitura e a Arte de Contar', que nesta edição terá como foco a literatura no feminino.

Este evento, no qual estarão presentes investigadores, escritores e dinamizadores culturais de renome, é destinado aos técnicos e mediadores de bibliotecas, entre outros interessados.

A sessão de abertura, marcada para as 9h30, vai contar com a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

Até às 17h30, o encontro inclui três painéis temáticos: 'Escrita no Feminino', 'Há literatura para meninas?' e 'A Arte de Contar: o papel dos contadores de histórias'.

O dia termina, a partir das 18 horas, com uma sessão de histórias no exterior aberta ao público em geral, pela voz de Jorge Serafim.

No sábado, 22 de Abril, último dia de trabalhos, haverá, pelas 11 horas uma sessão de contos no feminino para famílias, promovido pela mediadora Catarina Claro.

A tarde é reservada às oficinas de formação, com as propostas 'A Arte de Contar', por Jorge Serafim, 'Oficina do Conto' por Marcela Costa e 'Oficina de Encadernação' por Dina Vasconcelos.

No âmbito do evento, estará ainda patente no átrio do ABM, a partir desta quinta-feira, uma mostra bibliográfica, subordinada ao tema 'A literatura no feminino e a censura do Estado Novo'.