Madeira

Navio de expedição e mega-iate atracados no porto do Funchal

None

O navio de expedição 'National Geographic Explorer' e o mega-iate 'Helios' chegaram hoje ao porto do Funchal, onde se encontram atracados. O primeiro viaja com 85 passageiros e 85 tripulantes, partindo amanhã, pelas 9 horas, com destino a Las Palmas.

O cruzeiro começou a 9 de Março, em Ushuaia, na Argentina, fez escalas nas Malvinas, na Geórgia do Sul, nas ilhas de Tristão da Cunha, St. Helena, Ascensão, ilhas de Santiago, Fogo e Ilhéus do Rombo, Ilhéu Grande, em Cabo Verde, Ilhas de La Palma e La Gomera, em Canárias, agora Madeira e novamente Canárias.

De acordo com a APRAM, este pequeno navio de passageiros acomoda até 148 passageiros em 81 cabines. Foi construído em 1980 e tem um casco corta-gelo e com características próprias para cruzeiros de expedição em destinos exóticos e polares, por isso, todos os anos, navega de polo a polo, passando os invernos na Antártida e os verões no Ártico.

Já no cais sul do Porto do Funchal, em escala de abastecimento e descanso dos 15 tripulantes, está também o mega-iate 'Helios', proveniente do Mindelo. Fica na Madeira 140 horas, partindo no próximo dia 16, às 5 horas, para Roterdão.