Madeira

Benfica quer mudar a história frente ao Inter Milão

O encontro da primeira mão dos quartos-de-final da ‘Champions’ joga-se, hoje, às 20 horas, no Estádio da Luz. Saiba que mais consta da agenda desta terça-feira

Os ‘encarnados’ venceram sete de 15 recepções
a clubes italianos nas taças europeias de futebol, somando ainda quatro empates
e outras tantas derrotas
Os ‘encarnados’ venceram sete de 15 recepções a clubes italianos nas taças europeias de futebol, somando ainda quatro empates e outras tantas derrotas, Foto EPA

A 11 de Abril assinala-se também o Dia Mundial da Doença de Parkinson

O Benfica só tem recordações 'amargas' do Inter Milão, já que, perante os italianos, perdeu a final da Taça dos Campeões Europeus de futebol de 1963/64 e 'tombou' nos 'oitavos' da Taça UEFA de 2003/04.

Hoje é dia das ‘águias’ tentarem mudar a história, lançando-se ao ataque às meias-finais da Liga dos Campeões em futebol e a 12,5 milhões de euros (ME), que podem colocar o total de ganhos na prova num recorde nacional de mais de 85 ME.

Benfica começa 'ataque' às 'meias' da 'Champions' com Inter após segunda derrota da época

O Benfica inicia na terça-feira o ataque às meias-finais da Liga dos Campeões em futebol, que nunca alcançou na 'era Champions', recebendo na Luz o Inter Milão, após a segunda derrota, e primeira em casa, na época 2022/23.

Os 'encarnados' procuram, assim, o primeiro sucesso face ao Internazionale, que venceu, mas não convenceu nos dois primeiros duelos.

A formação transalpina ganhou a final da Taça dos Campeões de há 59 anos por 1-0, mas em casa, com um golo 'oferecido' e com o Benfica sem guarda-redes nos últimos 33 minutos, e seguiu, 40 anos depois, para os 'quartos' da Taça UEFA também por um golo, depois de um polémico 4-3 em San Siro, após um 'nulo' na Luz.

O primeiro confronto aconteceu em 1963/64 e colocou frente a frente, na decisão da 10.ª edição da principal prova europeia de clubes, o detentor do troféu, o Inter, e uma formação 'encarnada' que ia disputar a sua quarta final em cinco anos.

Os italianos, que na temporada transacta tinham batido na final o Real Madrid, vencedor das cinco primeiras edições e finalista derrotado pelo Benfica na sétima, tiveram do seu lado o factor casa, num jogo que se realizou em San Siro, em 27 de Maio de 1965.

A formação comandada pelo argentino Helenio Herrera partiu como favorita e chegou ao intervalo na frente, graças a um golo do brasileiro Jair da Costa, aos 42 minutos, com a 'conivência' de um grande 'frango' de Costa Pereira.

O guarda-redes dos 'encarnados' viveu, aliás, uma das piores noites da carreira, já que, na segunda parte, aos 57 minutos, teve de deixar o campo, lesionado, numa altura em que os encontros não contemplavam substituições.

Com 33 minutos para jogar, e em desvantagem no resultado, o Benfica teve, assim, de jogar com 10 unidades e com o central Germano na baliza, não conseguindo, nestes condições, dar a volta ao resultado ou, pelo menos, chegar à igualdade.

O romeno Elek Schwartz, que já chegou à final como campeão nacional, alinhou em San Siro com Costa Pereira, Cavém, Germano, Raúl, Cruz, Neto, Coluna, José Augusto, Torres, Eusébio e Simões.

Depois deste primeiro confronto, o Benfica só reencontrou o Inter Milão quatro décadas volvidas, em 2003/04, e numa fase bem mais prematura, os oitavos de final, de uma competição 'secundária', a Taça UEFA.

O duelo começou no Estádio da Luz, em Lisboa, em 11 de Março de 2004, onde o 'nulo' se manteve até final, adiando tudo para o jogo de San Siro, disputado duas semanas depois.

Ao contrário do que aconteceu em Portugal, o jogo de Milão foi frenético e foi o Benfica que marcou primeiro, aos 36 minutos, por Nuno Gomes, que, pouco depois, acertou no poste direito.

Quase em 'cima' do intervalo, aos 45+1 minutos, o nigeriano Obafemi Martins empatou o jogo, ao encostar uma grande jogada do grego Karagounis, que viria a jogar no Benfica (2005/07).

Os 'encarnados' ainda ficaram na frente da eliminatória, face ao golo fora, que então prevalecia em caso de igualdade, mas deixaram de estar com os tentos do uruguaio Álvaro Recoba, aos 60 minutos, e Christian Vieri, aos 64.

A formação comandada pelo espanhol José Antonio Camacho reentrou no jogo com o 'bis' de Nuno Gomes, aos 67 minutos, e voltou à 'batalha' uma segunda vez, quando Tiago marcou, aos 77, já depois do 'bis' de Obafemi Martins, aos 70.

A polémica aconteceu pouco depois do 4-3, quando, após um centro para a área do Inter, o guarda-redes Toldo mandou uma 'patada' no croata Sokota, numa falta que o árbitro francês Alain Sars não viu. E ainda não havia VAR.

Tudo somado, o Benfica, mais ou menos convencido, caiu nos dois confrontos com o Inter Milão e tem também um balanço negativo no conjunto dos duelos com conjuntos transalpinos.

Os 'encarnados' perderam mais duas finais da Taça dos Campeões, ambas com o AC Milan (1962/63 e 1989/90), e 'tombaram' em mais seis eliminatórias, consecutivamente entre 1990/91 e 2003/04, para apenas cinco apuramentos.

O Benfica prevaleceu nos dois últimos confrontos a eliminar, face ao Nápoles (2-3 fora e 2-0 em casa), na primeira ronda da Taça UEFA de 2008/09, e à Juventus (2-1 em casa e 0-0 fora), nas meias-finais da Liga Europa de 2013/14.

Em fases de grupos da 'Champions', os 'encarnados' ainda encontraram os napolitanos em 2016/17, perdendo os dois jogos, e, já na presente temporada, a Juventus, vencendo por 2-1 em Turim e por 4-3 na Luz, no jogo que valeu o acesso aos 'oitavos'.

Quanto ao Inter Milão, e além de ter superado o Benfica, conta mais cinco eliminatórias ultrapassadas, em sete, a última nos 'oitavos' da presente 'Champions', face ao FC Porto (1-0 em casa e 0-0 no Dragão), tendo caído apenas perante Vitória de Setúbal (1972/73) e Boavista (1991/92).

O quarto encontro entre Benfica e Inter Milão, para a primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões de 2022/23, está marcado para terça-feira, pelas 20 horas em Lisboa, no Estádio da Luz, em Lisboa. O inglês Michael Oliver abitra a partida.

Inglês Michael Oliver arbitra Benfica-Inter Milão

O inglês Michael Oliver foi hoje nomeado pela UEFA para arbitrar a receção do Benfica ao Inter Milão, na terça-feira, para a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões em futebol.

Saiba que iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

Hoje comemora-se o sexto aniversário Escola Agrícola da Madeira (EAM). As comemorações irão decorrer, a partir das 11 horas, nas instalações da instituição em São Vicente e contarão com a presença do secretário R«regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos.

Para assinalar a data, destacam-se uma exposição que marca os seis anos de actividade da EAM, ações de demonstração e a entrega de certificados a empreendedores.

A Escola Agrícola da Madeira resultou da revitalização, adaptação e modernização do edifício onde funcionava o Centro de Formação Agrária, "com o objectivo de valorizar ainda mais o sector primário e ter cada vez mais e melhores trabalhadores rurais", destaca a tutela em comunicado de imprensa.

Nos seis anos de actividade, na EAM foram realizadas 655 iniciativas, que correspondem a cerca de 9.350 horas lecionadas e quase 12.400 formandos capacitados.

Entre 11 e 14 de Abril, o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM irá ministrar, pela primeira vez, na Região Autónoma da Madeira, um Curso de Sistema de Gestão de Operações, com carga horária de 25 horas, que decorrerá no período compreendido l de 2023, destinado a 15 operacionais dos Corpos de Bombeiros da Madeira, Açores e Cabo Verde.

Protecção Civil implementa curso de Sistema de Gestão de Operações pela primeira vez

Pela primeira vez, o Serviço Regional de Protecção Civil, IP-RAM vai ministrar um curso de Sistema de Gestão de Operações, com carga horária de 25 horas, que decorrerá entre 11 e 14 de Abril, deste ano.

10:00 O Juntos pelo Povo (JPP) promove uma iniciativa política, em frente ao Instituto de Segurança Social da Madeira, que terá como porta-voz Lina Pereira.

10:15/12:30 O Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, recebe hoje a conferência sobre ‘Gestão de Infraestruturas & Criação de Comunidades de Energia Renovável’, promovida pela empresa FIRSTRULE, no Teatro Municipal Baltazar Dias. A FIRSTRULE, S.A. é uma empresa portuguesa de engenharia que assenta o seu desenvolvimento em torno de três áreas de especialização: Energia Renovável, Gestão de Infraestruturas de Telecomunicações e Iluminação Pública. O secretário regional de Economia, Rui Barreto, participa na sessão de abertura e o presidente do Governo Regional presidirá à sessão de encerramento do evento.

10:30 O Grupo Parlamentar do PSD Madeira visita o Centro de competências nas áreas da inteligência artificial e gestão de dados da ‘Datamentors’, localizado no Edifício da Ribeira da Boaventura, no concelho de Santa Cruz.

11:00 Miguel Albuquerque estará presente na apresentação do projecto de construção do Lar da Associação de Socorros Mútuos '4 de Setembro de 1862', na Rua do Til, no Funchal.

11:00 Reunião por deliberação electrónica da 5ª Comissão Permanente de Saúde e Assuntos Sociais.

15:00 Deliberação electrónica da 2.ª Comissão Permanente de Economia, Finanças e Turismo.

17h00 O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque visita as obras de construção, agora concluídas, do Caminho Agrícola da Caldeira, em Câmara de Lobos. Um investimento municipal na ordem de 1 milhão de euros, financiado a 85% pelo PRODERAM e 15% pelo orçamento camarário. É o 11º caminho agrícola concretizado no concelho, com o apoio do Governo Regional, desde 2015.

O Caminho Agrícola da Caldeira servirá uma das maiores áreas de produção agrícola da Região. A nova via serve cerca de 60 explorações da principal zona de abastecimento de produtos hortofrutícolas da Região. O novo arruamento, que servirá a área agrícola da Caldeira, ficará dotado de diversas infra-estruturas, com destaque para a melhoria da rede de rega, rede de distribuição de água potável, rede de saneamento básico e iluminação pública. O caminho agrícola desenvolve-se ao longo de 490 metros e dotará toda a zona de uma nova ligação entre o caminho da Areia e o caminho do Terço. A execução de uma nova rede de rega vai colmatar perdas existentes e facilitar o trabalho dos agricultores dos sítios abrangidos.

CULTURA E ENTRETENIMENTO

De 11 a 14 de Abril, decorrem, no Museu da Baleia da Madeira (MBM), no Caniçal, as 'Jornadas de transferência de conhecimentos MARCET II: Oceanográficas; Ecológicas; Sanitárias' e também um 'Encontro empresarial de observação de cetáceos da Macaronésia'. No âmbito deste evento, hoje, às 10 horas, realizar-se-á a abertura da exposição temporária MARCET II.

Museu da Baleia recebe exposição temporária 'MARCET II'

Entre amanhã e sexta-feira (11 e 14 de Abril) vai decorrer no Museu da Baleia da Madeira (MBM), no Caniçal, as jornadas de transferência de conhecimentos 'MARCET II: Oceanográficas; Ecológicas; Sanitárias', assim como um encontro empresarial de observação de cetáceos da Macaronésia. No âmbito deste evento, amanhã, às 10 horas, vai realizar-se a abertura da exposição temporária 'MARCET II'.

11:00 A apresentação do Festival da Canção Infantil da Madeira 2023 terá hoje lugar, no auditório do Polo do Bom Jesus do Conservatório (Travessa do Nogueira, n.º 11, Funchal). O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, estará presente. Desde 1982 que o Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Educação, realiza este que é o festival infantil português com mais edições anuais consecutivas.

Trata-se de um evento com caráter competitivo, composto por 12 canções inéditas, no âmbito do imaginário infantil, destinado a crianças entre os 5 e os 9 anos de idade, cuja organização é da responsabilidade do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode.

O Festival da Canção Infantil da Madeira 2023 realizar-se-á no dia 15 de Abril, pelas 16 horas, no auditório do Centro de Congressos da Madeira.  

Festival da Canção Infantil da Madeira acontece este sábado

O Festival da Canção Infantil da Madeira 2023 vai realizar-se este sábado, 15 de Abril, pelas 16 horas, no auditório do Centro de Congressos da Madeira.

16h00 O 'Nos Copos Cocktail Bar', sito ao número 18 da Rua Leichlingen, no Funchal, inaugura hoje o seu espaço ampliado.

17:00 Apresentação do catálogo ‘Centenário do Exílio de Carlos de Habsburgo: Um Percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca da Madeira’, que se realiza no Arquivo e Biblioteca da Madeira, no Funchal. O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, estará presente no evento.

Catálogo bilingue sobre exílio de Carlos de Habsburgo apresentado no Arquivo e Biblioteca da Madeira

'Centenário do Exílio de Carlos de Habsburgo: Um Percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca da Madeira' é o nome do catálogo bilingue que será apresentado esta terça-feira, 11 de Abril, pelas 17 horas, no Arquivo e Biblioteca da Madeira. Esta apresentação contará com a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

19h00 O Museu de Arte Moderna na Madeira recebe, esta terça-feira, um concerto 'Buena Vista Social Club', com Gabriel Pitoco (na voz e percussão), Saul Gomez (no congas) e Elias Farraiz no (contrabaixo). Um concerto ao som da música das Caraíbas, onde serão apresentados grandes temas do grupo Buena Vista Social Club tais como: 'Chan Chan', 'La Bayanesa', 'Orgullecida', 'Amor de Loca', 'Juventud', 'Candela', entre outros.

Os bilhetes podem ser adquiridos no próprio museu, mediante reserva via telefone (291 712 279) ou e-mail ([email protected]).

As portas do museu abrem 60 minutos antes do concerto (18h00) e o programa inclui ‘welcome drink’ e visita guiada ao espaço, situado na Estrada Monumental, no Funchal.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 11 de Abril, Dia Mundial da Doença de Parkinson:

1357 - Nasce D. João, futuro mestre de Avis, eleito rei de Portugal nas Cortes de 1385.

1524 - Conferência de Badajoz, que resolve a chamada questão das Molucas, entre representantes de João III de Portugal e de Carlos V.

1607 - Morre, com 44 anos, Bento de Góis, missionário e primeiro explorador português do caminho terrestre da Índia para a China.

1814 - Napoleão Bonaparte abdica e é exilado na Ilha de Elba.

1921 - O primeiro relato desportivo na rádio acontece num combate de boxe, nos Estados Unidos.

1824 - Morre o filólogo brasileiro António de Morais Silva. Tinha 68 anos.

1894 - O Uganda é declarado protetorado britânico.

1899 - A soberania das Filipinas e de Porto Rico é transferida de Espanha para os EUA.

1908 - O Real Teatro de São João, no Porto, é destruído por um incêndio.

1910 - Nasce António de Spínola, desportista hípico premiado na década de 1950, antigo governador da Guiné, depois da atividade militar na guerra colonial de Angola (1961-63). Vice-chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, entre 1973 e 1974; escreveu "Portugal e o Futuro". Após o golpe militar de 25 de abril de 1974, assume a presidência da Junta de Salvação Nacional, por vontade do Movimento dos Capitães, e, por inerência, a Presidência da República, até 28 de Setembro de 1974. Envolve-se na conjura militar de 11 de Março de 1975. Em Dezembro de 1981 é nomeado chanceler das Antigas Ordens Militares. Morre em 1996.

1919 - É criada a OIT - Organização Internacional do Trabalho. 

1928 - É publicado o diploma que estabelece sanções para a violação do regime das touradas em Portugal.

1933 - Entra em vigor a Constituição do Estado Novo, que subordina os direitos dos cidadãos aos interesses da ditadura.

- Adolf Hitler publica a chamada "Lei do Sangue", que considera não-alemães todos os não-arianos.

1945 - Holocausto. As forças aliadas libertam o campo de concentração nazi em Buchenwald, próximo de Weimar, Alemanha.

1946 - O jornal belga Dernière Heure apresenta, pela primeira vez, Johan, um cavaleiro da idade média, protagonista de uma tira com quatro vinhetas. O autor é Peyo. O cavaleiro torna-se, em 1952, um dos heróis regulares da revista Spirou e, a partir do terceiro episódio aparece acompanhado pelo irrequieto e desastrado Pirlouit (João e Pirolito).

1961 - Holocausto. Começa, em Jerusalém, o julgamento de Adolf Eichmann, oficial das SS, Schutzstaffel (alemão: "Protective Echelon"), o corpo de elite de uniforme preto e autodenominados "soldados políticos" do Partido Nazista, antigo coordenador da deportação dos judeus.

1975 - Representantes do Partido Socialista, Partido Comunista Português, Partido Popular Democrático, Centro Democrático Social, Movimento Democrático Popular/Comissão Democrática Eleitoral e Frente Socialista Popular assinam a Plataforma de Acordo Constitucional. Conhecido como Pacto MFA-Partidos, o acordo estará em vigor até 26 de Fevereiro de 1976, data em que se procede à sua revisão.

1977 - Morre, com 77 anos, o poeta francês Jacques Prévert.

1979 - Forças tanzanianas ocupam Campala, capital do Uganda, e depõem o ditador Idi Amin. É formado novo governo por Yusufu Lule.

1983 - A organização extremista Abu Nidal reivindica o assassínio, na véspera, do dirigente da OLP, Organização para a Libertação da Palestina, Issam Sartawi, em Montechoro, Algarve.

1985 - Morre, com 76 anos, o dirigente albanês Enver Hoxha, secretário-geral do Partido Comunista desde 1944.

1987 - Morre, aos 83 anos, o escritor norte-americano Erskine Caldwell, autor de "Estrada de Tabaco".

1991 - Morre, com 69 anos, a pintora portuguesa Menez, Maria Inês Ribeiro da Fonseca, uma das mais importantes expressões da arte portuguesa no século XX.

1996 - É aprovado o regime do rendimento mínimo garantido pelo Conselho de Ministros.

1997 - Toma posse o Governo de Unidade e Reconciliação Nacional de Angola, constituído por membros do MPLA, Movimento Popular de Libertação de Angola e da UNITA, União Nacional para a Independência Total de Angola

2000 - Os Quinze lançam, em Lisboa, as bases da Europa Digital, e-Europa, como instrumento para a criação de emprego.

2002 - Uma explosão provocada pelo embate de um camião carregado de botijas de gás contra a sinagoga "La Ghriba", na ilha tunisina de Djerba, provoca sete mortos e 32 feridos.

- Morre, aos 74 anos, o ator e encenador Armando Cortez.

2003 - Guerra do Iraque. Tropas norte-americanas entram na cidade de Mossul. O Museu de Bagdad é saqueado.

2004 - Morre, com 90 anos, o editor Francisco Lyon de Castro, fundador das Publicações Europa-América, resistente antifascista e opositor da ditadura do Estado Novo.

2005 - O arquiteto holandês Rem Koolhaas vence o Prémio de Arquitetura da União Europeia Mies van der Rohe.

- Morre, com 85 anos, Maurice R.Hilleman, microbiologista norte-americano, responsável pelo desenvolvimento das vacinas do sarampo, varicela, meningite, rubéola, papeira, hepatite A e B.

2007 - Dois atentados suicidas em Argel fazem 33 mortos e 222 feridos, num primeiro balanço. A Al-Qaida do Magrebe reivindica o duplo atentado.

- Morre Sérgio Bardotti, compositor italiano, autor de "Canzone per te", que Amália Rodrigues gravou. Tinha 68 anos.

- Morre, aos 84 anos, Kurt Vonnegut, escritor norte-americano que retratou o absurdo da guerra em "Matadouro 5".

- Morre, com 36 anos, Loic Leferme, mergulhador francês recordista mundial de mergulho em apneia.

2009 - Morre Corín Tellado, pseudónimo de Maria del Socorro Tellado Lopez, a escritora mais lida em espanhol depois de Miguel de Cervantes. Publicou mais de quatro mil novelas românticas ao longo da carreira de quase 56 anos, das quais vendeu 400 milhões de exemplares, está inscrita no livro Guinesss de recordes desde 1994. Tinha 82 anos.

2010 - Após muitos avanços e recuos, a Zona Euro decide emprestar 30 mil milhões de euros à Grécia, caso o país venha a pedir ajuda. O Fundo Monetário Internacional (FMI) contribui com 10 mil milhões de euros.

- Morre o ex-provedor de Justiça Nascimento Rodrigues, vítima de complicações cardíacas derivadas de enfisema pulmonar. Tinha 69 anos.

2011 - Entra em vigor em França a lei do "véu islâmico". O uso do véu islâmico passa a ser punido com multas até 150 euros e eventuais detenções.

2012 - Um sismo de magnitude 8,7 ocorre a 33 quilómetros de profundidade e a cerca de 430 quilómetros a sudoeste de Banda Aceh, a capital da província de Aceh, Indonésia.

- O filho do falecido líder norte-coreano Kim Jong-il, Kim Jong-un, é eleito primeiro secretário do Partido dos Trabalhadores da Coreia (comunista), assumindo formalmente um dos cargos do pai.

- Morre, aos 96 anos, Ahmed Ben Bella, primeiro Presidente da Argélia independente entre 1962 e 1965.

2014 - Morre, com 85 anos, Fernando Moreira de Sá, venceu a Volta a Portugal de 1952 com a camisola do FC Porto.

2015 - Os Presidentes dos Estados Unidos e de Cuba, Barack Obama e Raúl Castro, têm conversações históricas, à margem da VII Cimeira das Américas, no Panamá, no primeiro encontro desde a década de 1950 entre líderes de antigos adversários da Guerra Fria.

- Morre, com 83 anos, François Maspero, editor, escritor e jornalista francês. Criou as edições Maspero.

2016 - Os primeiros-ministros da Grécia e de Portugal, Alexis Tsipras e António Costa, respetivamente, assinam uma declaração conjunta em que prometem cooperar, sobretudo na resposta à crise migratória, e criticam as consequências das políticas de austeridade na União Europeia.

- O antigo banqueiro espanhol Mario Conde é detido em Madrid acusado de um delito de branqueamento de capitais relacionado com dinheiros que teria retirado do seu antigo banco, o Banesto, nas décadas de 1980 e 1990. O diretor-geral da unidade espanhola do Caixa Banco de Investimento, da Caixa Geral de Depósitos, é igualmente detido.

2017 - Morre, aos 71 anos, na Florida, EUA, Mark Wainberg, cientista canadiano e um dos pioneiros da investigação na luta contra a SIDA e presidente da Sociedade Internacional contra a Sida (IAS) entre 1998 e 2000.

2019 - O fundador da organização Wikileaks, Julian Assange, é detido pela polícia britânica no interior da embaixada do Equador em Londres, onde se encontrava há sete anos.

- Morre, aos 62 anos, a cantora Dina (Ondina Veloso).

2020 -- Covid-19: entra em vigor a lei que cria um regime excepcional para as prisões devido à pandemia de covid-19. São libertados ao todo neste dia 289 reclusos.

PENSAMENTO DO DIA

É preciso tentar ser feliz, nem que seja apenas para dar o exemplo Jacques Prevért (1900-77), poeta francês

Este é o centésimo primeiro dia do ano. Faltam 264 dias para o termo de 2023.