Sondagens para as Eleições para Assembleia Legislativa da Madeira 2023

Já começou o frenesim para as eleições que vão acontecer na Madeira, este ano.

Só faltam basicamente 7 meses.

O tema ganha interesse e os dois matutinos regionais não querem ficar alheios a esta disputa eleitoral.

A "guerra" das sondagens já começou. Ficamos a conhecer duas publicadas pelos diários regionais.

Nesta semana foi publicado a sondagem da Aximage para DN e TSF, no dia 02.03.23.

Há duas semanas tivemos a da Intercampos para o JM e 88.8.

Destes dois estudos de opinião podemos tirar algumas ilações que considero relevantes.

Podemos constatar, que nas duas a coligação PSD/CDS, tem larga vantagem.

Na sondagem do DN e TSF, o PSD/CDS com 50% e o PS com 15,3% e no estudo para o JM e 88.8 o PSD/CDS com 32,2% e o PS com 21,8%.

Se compararmos as diferenças de cada uma delas, vamos ter dois números díspares. Sendo que a primeira tem uma diferença de 34,7% e a segunda com uma diferença menor de 10,4%.

Sabemos que a esta distância do ato eleitoral, ainda muito pode acontecer. Mas com estas avaliações dos estudos, parece que não se preconizam grandes mudanças. Mas como nós sabemos, em política às vezes as coisas mudam repentinamente. O que hoje é verdade amanhã pode ser mentira. Pode haver outros acontecimentos que poderão mudar o atual momento que se vive na região.

Tirando algumas conclusões deste estudo podemos ver que o eleitorado tem valorizado o trabalho deste mandato do atual governo regional.

As duas, estão no limiar da maioria absoluta.

Em contrapartida na avaliação dos Líderes partidários, o lider que é simultaneamente Presidente do executivo leva vantagem, de entre os demais líderes e principalmente para o principal líder da oposição.

Na sondagem do JM a diferença é abismal de 46% contra 10,2%, na avaliação de desempenho dos dois.

No estudo do DN, a diferença já é menor de 50% para 28%, 22 pontos percentuais de diferença.

Podemos concluir que a comunicação política, a mensagem e a imagem do atual líder do PS não está a passar nem a ter empatia com o eleitorado madeirense.

Quanto à imagem e avaliação do governo num todo também é amplamente positiva nos dois estudo.

No JM, oito governantes têm nota positiva contra 3 governantes com nota negativa.

Na sondagem publicada pelo DN/Madeira, a avaliação da atuação do Governo pelas pessoas auscultadas é na sua maioria positiva com 56%, contra 19% com atuação negativa e 19% disseram que nem está bem nem está mal.

Por isso a correlação destas avaliações nas diferentes categorias como: o partido em que vai votar, a avaliação dos líderes partidários e a avaliação dos governantes. Podemos dizer, não com certezas, mas pela análise destes estudos que o PSD, parte com alguma vantagem para mais este embate eleitoral, que está somente a 7 meses de distância.

A não ser que neste espaço temporal e no decorrer da campanha aconteça algo de anormal e inesperado.

A coligação PSD/CDS tem condições para estar com grande esperança e força anímica para que tudo decorra conforme as suas expectativas.

Quanto aos partidos da oposição e as novas forças partidárias que estão com grandes espectativas de entrar no parlamento regional nestas eleições, o trabalho parece ser mais exigente, árduo e criativo para alterar o rumo destas eleições.

As estratégias destes partidos têm de ser criteriosamente bem escolhidas com planos de comunicação eficazes e diretos para atrair novos eleitores ou captar eleitorado de outros partidos.

Nesta altura são muitos ou senão a maior parte dos eleitores que já têm o seu voto decidido.

A partir de agora todos os partidos têm de esgrimir os melhores argumentos para captar a atenção dos eleitores e ter o seu voto.

A corrida começou, agora é esperar para ver os acontecimentos e o evoluir da campanha.

António Nóbrega