Regionais 2023 Madeira

Ordem dos Enfermeiros considera que "camas nos corredores" do hospital são retrocesso

Reacção da Ordem dos Enfermeiros - Madeira à notícia que faz manchete na edição impressa de hoje do DIÁRIO

None
Foto Arquivo/ASPRESS

A Ordem dos Enfermeiros Madeira considera compreensível que a Saúde tenha sido escolhida pelos cidadãos como a prioridade para o próximo mandato de Governo Regional. Em declarações ao DIÁRIO, Nuno Neves assume que a "pandemia veio efectivamente demonstrar a real importância da saúde, para uma normal convivência e funcionamento da sociedade, não havendo prosperidade sem essa condição".

Saúde preocupa mais

Saúde preocupa mais. A maioria dos inquiridos na sondagem realizada pela Aximage para o DIÁRIO e a TSF-Madeira elege a Saúde como prioridade do governo que sair das próximas eleições regionais. Seguem-se a Habitação e a Economia, considerada pior do que há quatro anos. Este é o assunto que faz manchete na edição impressa de hoje do DIÁRIO e que pode ler nas páginas 2 e 3.

O presidente da Ordem dos Enfermeiros - Madeira assume que, passada a "fase de emergência pandémica, os serviços continuam sob intensa pressão da procura pelos cidadãos". "Disso são exemplo os Serviços de Urgência e os Internamentos, onde verificamos um retrocesso às camas nos corredores, que julgávamos ser uma realidade do século passado", frisa o enfermeiro.

Por isso, indica que "3ste problema carece de uma intervenção social sistémica, e uma reorganização da própria sociedade, com foco na saúde, robustecendo os cuidados de saúde primários, mas com medidas muito mais além".