Mundo

Procurador acusa Trump de criar "falsas expectativas" sobre alegada detenção

None
Foto EPA

O procurador distrital de Manhattan, Alvin Bragg, acusou hoje o ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump de criar "falsas expectativas" sobre a sua alegada detenção no âmbito de uma investigação judicial.

Nos últimos dias, Trump anunciou que estaria iminente a sua detenção no âmbito de um processo em que é suspeito de ter pagado um suborno em 2016 à ex-atriz pornográfica Stormy Daniels para esconder um relacionamento extraconjugal. Nessa mesma ocasião, Trump apelou aos seus apoiantes para se manifestarem contra a decisão judicial.

Bragg acusou hoje Trump de estar a criar "falsas expectativas" nos seus apoiantes e de ter aproveitado também para atacar um grupo de congressistas republicanos que solicitaram informações ao Ministério Público sobre essa alegada detenção, numa carta em que pediam esclarecimentos ao procurador, acusando-o de um "inédito abuso de autoridade fiscal" a um ex-Presidente e atual candidato presidencial declarado.

"À luz das graves consequências das suas ações, esperamos que ele testemunhe sobre o que claramente parece ser uma decisão fiscal politicamente motivada", disseram os congressistas nessa carta, acusando Bragg de falta de imparcialidade.

Para o procurador distrital de Manhattan, esta carta "só foi enviada depois de Trump ter criado a falsa expectativa de que seria detido no dia seguinte".