Fact Check Madeira

Reabilitação do cais da Madalena do Mar foi “feita com pouco dinheiro"?

Rui Barreto afirmou hoje que a obra de reabilitação do cais da Madalena do Mar, no concelho da Ponta do Sol, foi "feita com pouco dinheiro", fazendo referência ao investimento de 458 mil euros da empreitada adjudicada em Outubro de 2021
O Presidente do Governo Regional e o secretário regional de Economia visitaram hoje a obra de reabilitação do cais da Madalena do Mar
O Presidente do Governo Regional e o secretário regional de Economia visitaram hoje a obra de reabilitação do cais da Madalena do Mar, Foto GR

A reabilitação do cais da Madalena do Mar, na Ponta do Sol, custou ao erário 458 mil euros. Esta quarta-feira, 22 de Março, a infra-estrutura recebeu a visita do presidente do Governo Regional e do secretário regional de Economia. Na ocasião, Rui Barreto apontou que a empreitada foi "feita com pouco dinheiro, mas com impacto elevado".

Obra no cais da Madalena foi “feita com pouco dinheiro”

A reabilitação do cais da Madalena do Mar representa um investimento de 458 mil euros “feita com pouco dinheiro mas com impacto elevado que servirá pescadores mas dinamizará actividades marítimo-turístico”, classificou o secretário regional da Economia com a pasta dos portos na Região durante a visita que efectuou esta manhã ao local juntamente com o presidente do Governo Regional.

Apesar de a intervenção apenas ter sido anunciada em 2021, já estava nos planos do executivo madeirense algum tempo antes, pelo menos desde 2020. Em Outubro desse ano foi publicado o concurso público para prestação de serviços relativos à 'Elaboração do Projecto de Execução e Peças Processuais para a Empreitada de Reabilitação do Cais da Madalena do Mar' pelo preço base de 86 mil euros. Em Dezembro, o projecto foi adjudicado por 43.800 euros com o prazo de execução de 50 dias.

Já em Maio de 2021, o então vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, apontava que a requalificação do cais iria “custar cerca de 600 mil euros”. Em Setembro do mesmo ano, foi a vez do secretário regional de Economia, Rui Barreto, falar em duas intervenções no cais da Madalena do Mar no valor aproximado de "meio milhão de euros", anunciando a consolidação da escarpa e outros melhoramentos no cais, bem como a construção de um enrocamento. 

O concurso público para a 'Empreitada de Reabilitação do Cais da Madalena do Mar' foi publicado em Junho de 2021 com um preço base de 531.998,07 euros. Em Outubro desse ano a obra foi adjudicada por cerca de 458 mil euros (457.743,50 euros), tendo sido concluída em Novembro de 2022. 

Realmente, a empreitada tem um "impacto elevado", conforme afirma o tutelar da pastar da Economia, contudo, não é possível aferir se foi feita "com pouco dinheiro", como diz. Aliás, foi o 10.º contrato publicado com o valor mais alto em Novembro de 2021, apesar de ter sido conseguida por cerca de menos de 100 mil euros, conforme inicialmente prevista pelo antigo vice-presidente do Governo Regional.

Na prática, a obra de reabilitação do Cais da Madalena do Mar custou ao erário mais de meio milhão de euros, contabilizando os gastos com a elaboração do projecto de execução e a intervenção propriamente dita, ao que ainda acresce o IVA. 

A intervenção pretendeu devolver as condições de operacionalidade e de segurança àquela infra-estrutura. A empreitada permitiu o revestimento e a protecção dos taludes sobranceiros ao Cais da Madalena do Mar, a iluminação do túnel de acesso ao local, a drenagem da zona de acostagem, bem como a substituição das guardas-metálicas e dos cabeços de amarração.

Agora falta a colocação de varandins de forma a garantir a segurança dos utilizadores da infra-estrutura, conforme reivindicaram hoje os moradores do Bairro dos Pescadores. Rui Barreto garantiu que o Governo Regional vai colocar os varandins, que, aliás, existiam antes da intervenção. O governante aproveitou o momento para sublinhar que "a componente mais significativa" da obra "foi a consolidação da escarpa, que condicionava todo o acesso ao cais", fazendo saber que "70%" do valor da empreitada foi para esse fim. 

Este é um cais visitável pitoresco, bonito, que servirá os pescadores, mas também dinamizar actividades marítimo-turísticas. Rui Barreto 

A afirmação do governante de que a reabilitação do cais da Madalena do Mar foi “feita com pouco dinheiro" é imprecisa. A obra custou aos cofres da Região menos de cerca de 100 mil euros do que inicialmente previsto por Pedro Calado, então vice-presidente do executivo madeirense, mas chegou a mais de 500 mil euros, contabilizando os gastos com a elaboração do projecto de execução e a intervenção propriamente dita, ao que acresce o IVA.