A Guerra País

Kiev nega acusações de Moscovo sobre sabotagens em território russo

None

O Kremlin acusou hoje um grupo de alegados sabotadores ucranianos de realizarem um "ataque terrorista" na região fronteiriça de Briansk, enquanto Kiev considerou as acusações russas "provocações deliberadas".

"Estamos a falar de um ataque terrorista. Estão a ser tomadas medidas para destruir os terroristas", disse aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, acrescentando que o Presidente da Rússia está a receber relatórios atualizados sobre a situação em Briansk. 

De acordo com o porta-voz do Kremlin, o Presidente Vladimir Putin anulou uma deslocação ao Cáucaso mas não antecipou para hoje a reunião do Conselho de Segurança Nacional que está agendada para sexta-feira. 

Entretanto o gabinete do Presidente da Ucrânia declarou que as informações "sobre a infiltração de sabotadores" são uma "provocação deliberada" de Moscovo. 

"Esta história sobre o grupo de sabotadores ucranianos na Rússia é uma provocação deliberada clássica. A Rússia quer assustar a própria população russa para justificar a invasão da Ucrânia", declarou Mikhaylo Podolyak, conselheiro da Presidência ucraniana através de uma mensagem divulgada na rede social Twitter.

A situação na região fronteiriça de Briansk não foi, até ao momento, acompanhada por fontes independentes. 

Hoje de manhã, os serviços de informações de Moscovo (FSB) comunicaram que o Exército russo estava a tentar "eliminar" um grupo de sabotadores infiltrados na região da fronteira.

"O FSB e as forças auxiliares do Ministério da Defesa da Rússia tomaram medidas para destruir os nacionalistas ucranianos armados que violaram a fronteira do Estado (russo) no distrito de Klimovsk, região de Briansk", indicam os serviços de segurança sobre a alegada "infiltração".

"Um grupo de reconhecimento e de sabotagem infiltrou-se na povoação de Lioubetchane, a partir da Ucrânia", disse o governador da região de Briansk, Alexander Bogomaz. 

De acordo com o governador, "os sabotadores dispararam contra um veículo em movimento", atingiram mortalmente um habitante e feriram outras duas pessoas, entre as quais uma criança de dez anos. 

As agências de notícias russas Ria Novosti, TASS e Interfax, que citam alegadas testemunhas e fontes dos serviços de segurança e de emergência, referem que o mesmo grupo ucraniano raptou várias pessoas. 

Estas informações também não foram confirmadas por fontes independentes, até ao momento. 

Bogomaz acrescentou que houve um outro ataque de morteiro ucraniano contra a cidade de Souchany, na mesma região russa, que provocou um incêndio numa casa, enquanto duas residências na localidade de Lomakovka foram também destruídas. 

O governador da região de Kursk, Rússia, disse que a zona foi atingida por bombardeamentos ucranianos, sobretudo a cidade de Tetkino, onde morreu uma pessoa.   

Segundo a France Presse, as regiões fronteiriças têm sido atingidas por bombardeamentos desde fevereiro do ano passado mas não é frequente as autoridades de Moscovo referirem ações de grupos de sabotagem ucranianos.